Sempre que lemos alguma informação relacionada aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), encontramos a informação de que a pessoa é um segurado, ou precisa ser segurado para garantir o recebimento dos benefícios.
Mas afinal de contas, como saber se eu sou ou não um segurado do INSS? Como saber se eu já posso ou não solicitar algum benefício do INSS? Se você também possui essas dúvidas, vamos entender agora!
É chamado de segurado do INSS todo o cidadão que contribui mensalmente para a Previdência Social (INSS), seja como contribuinte individual ou facultativo.
Contribuinte individual
O contribuinte individual é aquela pessoa que trabalha de carteira assinada, e como toda pessoa que exerce atividade formalmente, no ato do recebimento do seu salário tem uma contribuição do INSS descontada no holerite.
Esse desconto então é repassado pela empresa ao INSS e torna assim o trabalhador um segurado do INSS que poderá garantir os benefícios que o INSS oferece como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio acidente e outros.
Contribuinte facultativo
O contribuinte facultativo é aquela pessoa que não exerce nenhuma atividade remunerada, mas que por vontade própria deseja contribuir para o INSS.
Assim, da mesma forma que o contribuinte individual, o facultativo que optar por contribuir com o INSS garante os mesmos direitos e benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio acidente e outros.
Essa questão é um pouco mais delicada, pois, cada benefício previdenciário possui determinadas regras para concessão, por exemplo, para garantir a aposentadoria por idade é necessário:
Já para garantir o auxílio-doença é necessário:
Sendo assim, é importante saber que cada benefício pago pelo INSS possui suas próprias regras, ou seja, não é uma regra geral para cada benefício, logo, caso você acredite que possua direito a algum benefício será necessário buscar as regras exigidas para a concessão do mesmo.
O governo libera um serviço em que o trabalhador pode pedir um documento que mostra todas as contribuições previdenciárias registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), em nome da pessoa.
No CNIS ficam registradas todas as contribuições realizadas ao longo da vida de cada pessoa, além disso esse documento informa também:
Veja como consultar:
Documentação em comum para todos os casos
Em caso de dúvidas entre em contato com a Central Telefônica do INSS nº 135.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…