Imagem: Caixa Tem
O aplicativo Caixa Tem foi criado para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviços sociais como Auxílio Emergencial, o Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) e o BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).
Pelo aplicativo, o beneficiário poderá realizar compras, pagar contas, boletos, utilizando o cartão de débito virtual, que é gerado pelo próprio aplicativo.
Em relação a compras pelo app, poderá ser feita através da Internet ou em lojas físicas por meio de um QR Code gerado pelos lojistas na própria maquininha do estabelecimento comercial.
Primeiramente o valor é depositado na sua conta social digital no Caixa Tem. Depois, será liberado para saque em espécie.
Sendo possível no primeiro momento só movimentar o dinheiro através do Caixa Tem.
Apesar da regra, existem maneiras de utilizar o benefício antes do cronograma de saques. Saiba como:
O aplicativo da Caixa Econômica Federal está disponível para Android e iOS. Após baixar o aplicativo, você deverá fazer um login para dar inicio ao processo de transferência do dinheiro creditado.
Como acessar o dinheiro antes da data de saque:
1 – Depósito em uma conta digital por meio do boleto
Você poderá usar o saldo da poupança social digital fazendo um boleto de depósito. Bastará o usuário gerar um documento através de um banco digital (PicPay, Nubank, Mercado Pago, Banco Inter, Recarga Pay), sendo necessário você ser correntista. Em seguida, o trabalhador deve pagar o boleto utilizando o aplicativo Caixa Tem. O processo de transferência e depósito do dinheiro é feito em até dois dias uteis.
O valor máximo de pagamentos é R$ 600.
2 – Transferência pelo cartão de débito virtual
Por outro lado, existe uma outra possibilidade de sacar o dinheiro pelo aplicativo Guiabolso. Neste caso, o trabalhador poderá criar uma conta e adicionar os dados do cartão de débito virtual que você criou no Caixa Tem para poder começar as transferências gratuitas e a qualquer hora e a qualquer dia.
Essa funcionalidade está disponível no Banco do Brasil, Caixa (cartão virtual), Bradesco, C6 Bank, Santander, Sicredi e Banco Inter.
3 – Compras utilizando o cartão de débito virtual
Também existe a possibilidade de você movimentar o saldo da poupança digital usando o cartão de débito virtual do aplicativo Caixa Tem. O pagamento poderá ser feito por meio de um QR Code gerado nas maquininhas de cartão das lojas. Também será possível realizar compras pela Internet.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…