O Bolsa Família trata-se de um programa do Governo Federal de transferência de renda direta, destinada às famílias que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza.
Saiba agora como realizar o cadastro no Bolsa Família e comece a garantir os seus direitos. Neste conteúdo você vai entender quem pode se beneficiar do programa, documentação que deve ser apresentada para cadastro e como consultar o seu benefício.
O Bolsa Família é direito das famílias mais pobres, que possuem às seguintes rendas:
Para saber a renda mensal por pessoa é preciso somar todos os rendimentos e salários dos membros da família, que moram na mesma casa, e dividir pelo número de pessoas.
A seleção das famílias para ter acesso ao Bolsa Família ocorre por meio de um sistema informatizado, o Cadastro Único, popularmente chamado de CadÚnico. Contudo o cadastro nesse sistema não garante a entrada automática no programa social.
Através das informações prestadas os dados em seguida são analisados e processados para verificar a possibilidade da família ingressar no programa social.
Vale lembrar que o cadastro no CadÚnico pode beneficiar o cidadão com diversos outros benefícios, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o BPC, contudo esse assunto fica para outro dia.
Quem pode se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico)? Podem se inscrever no cadastro, quem comprovar:
A inscrição no Cadastro Único pode ser realizada por um membro da família, que se tornará o Responsável Familiar. Para se tornar Responsável Familiar é necessário ter ao menos 16 anos de idade e que, preferencialmente seja do sexo feminino.
O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
Para que a família viabilize o cadastro é importante:
Além disso, é importante apresentar pelo menos um dos documentos a seguir de todos os membros da família:
Também é importante apresentar um comprovante de residência atual, podendo ser uma conta de energia ou água.
Para que seja possível dar inicio no processo de cadastramento do programa, serão necessário três passos, sendo eles:
Para realizar o requerimento do Bolsa Família, será necessário:
Esses são os documentos necessários para efetuar o cadastro da família no programa Bolsa Família do Governo federal. Procure o setor responsável pelo programa em seu município, normalmente, fica na Prefeitura ou algum departamento do governo municipal.
Para consultar o Bolsa Família o processo é simples, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, utilizando o sistema de consulta pública.
Confira o passo à passo e evite erros:
Através do site você conseguirá consultar se o seu benefício foi liberado, valores, além do que já foi retirado pelo beneficiário.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…