Para o Headhunter e Coach de Carreira Marcelo Arone, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, 12 anos de experiência no mercado de capital humano, a produtividade, em um nível mais avançado, ou seja, que leva em conta as necessidades do trabalho e as questões pessoais, é o que vai definir o futuro de empresas e empreendedores a partir de agora.
Por isso, ele reuniu três dicas para quem quer ser produtivo, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia do Coronavírus.
Confira:
Dica #1 Criar uma rotina
Seja no escritório e, especialmente, se ainda estiver trabalhando de forma remota, estabelecer uma rotina é algo fundamental para a produtividade: “é preciso entender os seus melhores horários, quando você produz mais e dar mais vasão à criatividade e à ação nesses momentos”, enfatiza Marcelo.
Se você é mais produtivo pela manhã, por exemplo, negocie chegar mais cedo ao escritório ou, se estiver em casa, use esse período do dia de forma mais ativa.
“Conhecer a si mesmo é imprescindível. Vejo profissionais que questionam a própria capacidade, quando, na verdade, só precisam remanejar suas rotinas, ou criar uma, para se descobrirem mais produtivos e eficazes”, lembra o headhunter.
Para Marcelo, outro fator importante dentro da rotina do home office, é o local onde se trabalha: “tenha um local específico para produzir. Seu cérebro irá entender que, ali, você está em um ambiente de trabalho, mesmo estando em casa”.
Dica #2 Manter o foco
As redes sociais, a internet no geral, os apps de mensagens instantâneas e, agora, a própria TV e os serviços de streaming são vilões da produtividade.
![CLT](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/06/empresaria-pensativa-no-cafe_1098-14537.jpg)
Simplesmente porque eles acabam, muitas vezes, nos roubando tempo precioso de trabalho.
“Há quem diga que as redes sociais são um buraco sem fundo. E pode ser muito verdade, se você se pega deslizando perfil atrás de perfil, muitas vezes apenas para se distrair, literalmente”, lembra Marcelo.
A dica dele é: “tenha horários específicos para entrar na rede, desligue a tevê ao trabalhar, se estiver em casa, coloque metas para si mesmo, caso não as tenha definidas pela própria empresa. Foco é o melhor amigo da produtividade”, confirma ele.
Dica #3 Fazer mais do que já faz bem
Em tempos de reinvenção profissional, essa dica pode vir no caminho contrário.
Entretanto, quando falamos de produtividade, para Marcelo, não adianta “querer inventar a roda” e o melhor é mesmo fazer mais daquilo que você já faz bem.
“Se a adaptação ao home office já foi um desafio para muitos profissionais, imagine fazer esse movimento tendo que dar tiros no escuro, iniciando formas diferentes de trabalhar, algo que nunca testou, o nível de ansiedade será muito maior e, proporcionalmente, o de produtividade irá diminuir”, enfatiza ele.
Ou seja, a não ser que você ainda precise se reinventar, no caso de uma quebra ou uma demissão, a dica é fazer mais do que já faz bem ou focar no seu público.
Marcelo dá o próprio exemplo: “como recrutador, eu reforcei contatos e laços com empresas com as quais já estava negociando. Na hora em que eles voltaram a contratar, o caminho já estava traçado”, revela.
Por: Marcelo Arone é Headhunter, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, com 12 anos de experiência no mercado de capital humano.