Independente da idade que vocês estão ou da quantidade de tempo de contribuição que já conquistaram, a dúvida é sempre a mesma: quando é que eu posso me aposentar? Como saber se já posso ou não?
As pessoas querem, um dia, se aposentar e criam expectativas com esse momento, mas muitos cometem um grande erro ao se programar de forma errada.
Quero te mostrar um caso real para que você possa entender a forma errada de se planejar para a aposentadoria e como obter a segurança necessária para entender quando esse momento tão esperado vai chegar.
A maioria das pessoas pensa que basta olhar no simulador do INSS. Muitas pessoas, acreditam que a simulação é a base para a aposentadoria. Se na simulação diz que dá para aposentar, elas acreditam que realmente dá. Porém, a simulação é feita de forma automática por um sistema que não analisa a história completa e pode invalidar algumas contribuições.
Leia Também: Tenho 65 anos e nunca contribuí ao INSS. Tenho algum direito?
Maria, pela simulação, tinha 17 anos de contribuição e mais de 180 meses de carência, além da idade mínima. Era uma simulação de 2020, considerando todas as regras de idade progressiva. Como uma mulher se aposenta por idade no INSS? Ela precisa ter pelo menos 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, com 180 meses de carência.
A carência está relacionada ao pagamento das contribuições em dia. Se você sempre pagou o INSS em dia ou foi CLT com contribuições regulares, ótimo. Caso contrário, pode ter problemas com a carência.
Pelo simulador, Maria tinha 220 meses de carência, idade adequada e 17 anos de contribuição. Quando ela pediu aposentadoria, foi negada.
As informações na simulação estavam erradas. Maria tinha várias pendências na documentação, contribuições abaixo do salário mínimo e contribuições como facultativa de baixa renda que não poderiam ser validadas.
O simulador considerou o tempo que Maria pagou como facultativa de baixa renda, mas ela não se enquadra nessa condição. Contribuições de facultativo de baixa renda são para dona de casa e têm uma alíquota de 5% do salário mínimo.
No caso de Maria, essas contribuições não eram válidas. Além disso, ela tinha 14 anos e 6 meses de contribuição, não 17 anos. Para resolver isso, ela pode complementar as contribuições, pagando a diferença entre 5% e 11%, ou contribuir daqui em diante, se atualmente se enquadrar como baixa renda.
É indispensável contar com a ajuda de um profissional capacitado para entender realmente a situação, considerando todas as pendências e o que pode ou não contar. Embora não seja obrigatório ter um advogado para pedir aposentadoria no INSS, é recomendado ter uma análise de um especialista. A legislação muda frequentemente, e um profissional pode ajudar a entender quanto tempo você já tem e se já pode se aposentar ou não.
Leia Também: Como emitir a Guia da Previdência no Meu INSS?
Não se limitem a saber apenas se já dá para se aposentar, mas também qual é o melhor momento. Por exemplo, uma cliente chamada Mariana já tinha direito a uma aposentadoria com fator previdenciário, mas se esperasse alguns dias, teria direito a uma aposentadoria integral, ganhando mais de R$ 1.000 a mais por mês.
Se você sabe que pode se aposentar hoje e também sabe que em alguns meses pode obter uma aposentadoria mais alta, pode tomar uma decisão mais consciente.
Planejem-se para escolher a melhor aposentadoria possível. O INSS não orienta sobre o melhor momento para se aposentar. Uma vez que você se aposenta e saca o benefício, não é possível cancelar a aposentadoria. Contar com informações previdenciárias corretas pode transformar a vida dos segurados.
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…