Tributos

Como solicitar a restituição do ICMS que implica na conta de energia?

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) diz respeito a uma cobrança de caráter estadual, ou seja, é instituído pelos governos dos estados brasileiros e Distrito Federal.  

Entendendo que consumo de energia elétrica diz respeito a uma mercadoria, será possível encontrar a cobrança de encargos nas faturas de conta de luz, como o ICMS. 

Vale enfatizar que o ICMS deve ser cobrado apenas sobre o consumo de energia elétrica, no entanto, não é bem isso que vem acontecendo. Isto porquê, o referido imposto tem incidido sobre a Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) e a Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST), de maneira indevida. 

Conforme o entendimento dos tribunais, cobranças do ICMS sobre as tarifas citadas acima e a encargos sociais, têm sido consideradas cobranças indevidas. Desta forma, a decisão diz respeito à restituição dos valores pagos indevidamente pelos consumidores. 

Como pedir a restituição?

A devida devolução dos valores pode ser solicitada de duas maneiras: uma pela via administrativa e outra através da esfera judicial. Confira como cada uma delas se desdobra. 

Via administrativa: neste caso basta o consumidor pedir a restituição dos valores junto às autoridades da Secretaria da Fazenda, caso assim não seja possível, será necessário ingressar na justiça. 

Via judicial: já nesse caso será preciso entrar com uma ação, o que por sua vez necessita do acompanhamento de um advogado. A referida ação pode solicitar a devolução de cobranças indevidas da conta de luz dos últimos 5 anos. 

Cabe salientar que esta ação deve ser movida contra o estado e não contra as concessionárias de energia já que papel dessas instituições é apenas arrecadar o imposto e repassa-las à esfera pública. 

Diante disso, caso você identifique a cobrança do ICMS sobre a TUSD, TUST ou encargos sociais, procure o acompanhamento de advogado que lhe ajudará a fazer o cálculo do valor que deverá ser reembolsado, bem como, a estratégia utilizada para solicitar a restituição.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago