salário e folha de pagamento
O brasileiro tem a chance de resgatar dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição, graças ao Banco Central que criou o sistema de Valores a Receber. Desde 28 de fevereiro deste ano é possível consultar se há valores a receber no sistema financeiro.
A principal dúvida atual é como ter acesso a dinheiro esquecido por pessoas já falecidas. O Banco Central (BC) informa que você pode fazer a consulta pelo site do BC para saber se tem valor a receber em nome da pessoa morta.
Neste caso, a pessoa precisa ser herdeira(o), testamentário(a), inventariante ou representante legal de quem morreu para acessar o sistema. É preciso ficar atento à exigência que diz que sua conta deve ser prata ou ouro, os dois maiores níveis de confiabilidade.
Sendo assim, a pessoa deverá fazer essa pergunta diretamente à instituição sobre a documentação que precisa para receber o valor esquecido.
De acordo com o Banco Central, o dinheiro esquecido pertence a 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. A consulta e os saques estavam suspensos desde abril de 2022.
O BC informou que o único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução de valores para pessoas jurídicas ou físicas (incluindo as que já faleceram), é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Leia Também: INSS Paga Benefícios De Quem Ganha Acima Do Salário Mínimo. Veja As Datas
Com aproximadamente R$ 6 bilhões de valores disponíveis, o Sistema de Valores a Receber (SVR) será reaberto em 7 de março, às 10h, e trará novidades importantes como consulta de valores de pessoa falecida e botão para imprimir, salvar ou compartilhar telas e comprovantes.
Módulo de consulta a valores a receber de pessoa falecida, com acesso para herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal, aos dados da faixa de valor e do contato da instituição responsável pelo valor.
Sala de espera virtual caso o número de pessoas seja maior do que a capacidade do sistema, o que possibilita manter o SVR aberto por prazo indeterminado e com o acesso sem necessidade de novos agendamentos.
Disponibilização de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade de valores a receber.
Botão para imprimir, salvar e compartilhar, inclusive por WhatsApp, as telas e os protocolos de solicitação do SVR, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema.
Informações sobre contas conjuntas solidárias. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.
O usuário, nessa nova versão, terá que selecionar uma de suas chaves Pix se quiser solicitar o resgate de valores diretamente via SVR. Na versão anterior, ele podia informar dados de contato, sem indicar a chave Pix, mas, em muitos casos, os usuários não atendiam aos telefonemas nem respondiam às mensagens das instituições, com receio de golpes.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…