Fonte: Google
Os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa terão direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O dinheiro pode ser retirado através de três modalidades:
Saque emergencial
Saque-aniversário
digital e rescisão
Foi criado durante a crise da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o saque emergencial do FGTS. O valor pode ser sacado até o dia 31 de dezembro de 2020.
Terá acesso ao saque qualquer titular que tenha saldo no FGTS, independente de ter a conta ativa ou inativa.
O limite disponibilizado pelo governo federal foi de até um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.045.
Saque Aniversário desde 2019
Esta modalidade foi criada em 2019. Ela permite que o trabalhador opte por sacar uma parte do FGTS, anualmente, no mês de seu nascimento.
A pessoa precisa aderir ao saque-aniversário para ter direito ao benefício. Quando o trabalhador faz a opção pelo saque aniversário, ele não poderá usar o valor que tem direito em caso de demissão.Se quiser reverter a situação, deverá esperar um prazo de dois anos.
Já a modalidade do saque digital permite a retirada do valor em qualquer modalidade (seja emergencial, aniversário ou rescisão) usando o aplicativo do FGTS, na Internet, sem a necessidade de ida a agência da Caixa Econômica Federal.
Vale lembrar que esse tipo de ação autoriza ainda a consulta de valores disponíveis e indicação de um conta de qualquer banco onde o valor pode ser depositado
Mas, se for realmente necessário se dirigir a uma agência da Caixa, será necessário o uso de máscaras e, de preferência desacompanhados.
Neste caso, o trabalhador pode retirar o dinheiro em caso de demissão. O trabalhador realiza o saque total da conta, com a multa adicional de 40% do valor, que deverá ser paga, pelo empregador. Isto no caso de demissão sem justa causa.
O FGTS possibilita a consulta do saldo através do site oficial da Caixa ou pelo aplicativo FGTS, que é gratuito nos sistemas Android e iOs.
Para realizar a consulta tenha em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Carteira de Trabalho e datas de entrada em todas as empresas que a pessoa trabalhou.
O FGTS corresponde a 8% do salário de cada funcionário, depositado mensalmente.
Em cima desse valor, ainda há um rendimento de atualização monetária mensal, nos dias 10, e juros de 3% a.a. Sendo assim, é possível ter uma média de quanto tem na sua conta da Caixa.
Se você tiver dúvidas se o depósito está sendo realizado em sua conta do FGTS, basta entrar em contato com a empresa onde trabalha, ou ir até a uma Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
O responsável pela fiscalização das empresas é o Ministério do Trabalho e Emprego.
Edição de Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…
Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…