Quando o cidadão eventualmente perde o RG por descuido, furto ou mesmo documento vencido, é necessária a emissão de segunda via.
Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar como tirar a segunda via do seu documento.
Muita gente não sabe, porém o RG é válido durante dez anos no caso da primeira emissão, ou seja, é preciso renovar o documento de identidade para que possa continuar a utilizá-lo.
Utilizar seu documento após seu vencimento pode trazer alguns problemas como:
Portanto, é muito importante verificar e atualizar este documento.
Atualizar o seu RG possibilita acrescentar os números do CPF e também do seu Cartão Cidadão, o que pode ajudar bastante os trabalhadores, pois todas as vezes que solicitarem a apresentação destes documentos munidos de um documento com foto, você poderá andar apenas com o RG.
Ressaltando que além da validade, outros motivos que podem fazer você precisar emitir o documento novamente, podem ser a perda ou roubo do documento.
Entretanto para o caso de roubo, o cidadão precisa fazer um Boletim de Ocorrência (BO), para que fique isento das taxas de renovação.
Para que você possa emitir a da segunda via o trabalhador precisa apresentar os seguintes documentos:
Para realizar o processo de emitir a segunda via do seu RG, pode fazê-lo por meio das Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados, e também existe a possibilidade de se dirigir ao Posto de Polícia Civil do seu estado e efetuar o pedido.
Para quem mora em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, pode-se optar pelo Poupatempo, que é um posto de atendimento que oferece vários serviços. Nesse caso, é necessário realizar o agendamento de um horário por meio da Internet ou do serviço telefônico do Poupatempo e informar sua cidade.
Se o Boletim de Ocorrência (B.O) for apresentado em razão de furto ou furto, a cópia do RG está isenta de pagamento.
No caso de documentos extraviados, perdidos ou danificados, a taxa cobrada é de aproximadamente R $ 20 a R $ 29,50, dependendo da cidade onde o cidadão reside.
No caso daquele que retirar documentos pelo Poupatempo pode escolher a opção de entrega nos correios, portanto, deverá pagar uma taxa de serviço de 12,33 reais.
Para finalizarmos no caso de homens e mulheres com idade superior a 65 anos ficam isentos de pagamento de qualquer taxa.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…