De profissionais autônomos a grandes corporações, eventualmente, todo mundo precisa de ajuda para dar o próximo passo, ou ainda, enfrentar algum tipo de crise.
A criatividade do brasileiro é uma característica notável e, geralmente, negócios envolvendo nichos como alimentos/bebidas, vestuário/calçados e construção, especialmente por corresponderem às necessidades básicas da população, costumam ser a principal escolha do novo empresário.
Em um país com cada vez mais empreendedores, onde o empreendedorismo tem sido cada vez mais fomentado através de leis que facilitam a abertura de um novo negócio, além da possibilidade de abrir uma empresa online, não há dúvidas de que a economia também despertaria oportunidades para uma área que é destaque no mundo inteiro: a de consultoria empresarial.
Uma consultoria empresarial pode ser considerada como o empréstimo de conhecimento de um profissional especialista em determinada área na aplicação de negócios aos quais ele não tem uma participação ativa.
Sendo assim, a consultoria acontece quando o empreendedor, embora tenha boa vontade e atitude na abertura do negócio, ainda tem certas limitações na realização – como no caso da falta de conhecimento em determinada área.
A consultoria empresarial não precisa ser generalizada e normalmente envolve um conhecimento específico, podendo ser uma consultoria voltada para:
Portanto, é válido lembrar que todo empreendedor pode contar com esse tipo de assessoria, não sendo de forma alguma algum tipo de fraqueza, pelo contrário, só demonstrando a importância do empresário na busca pela assertividade do funcionamento de seus setores.
Conforme mencionamos, o consultor pode atuar em diversas áreas, tudo vai depender de suas especialidades intelectuais e mercadológicas.
Aqui também podemos incluir o auxílio jurídico no conflito de interesses entre empresas e seus funcionários, outras empresas ou até mesmo a divergência entre os acionistas.
Sendo especialista em um tema e sabendo resolver um problema da organização, o mercado de consultoria pode abrir muitas portas para profissionais dedicados à função.
A consultoria é um serviço que pode ser contratado por períodos específicos, em alguns casos com o condicionamento da resolução do problema explícito pela contratante, ou também como um funcionário regular da organização.
Em todos os casos, o profissional definido estará na empresa para monitorar e resolver determinados problemas, evitando que a empresa enfrente crises relacionadas ao tema.
De maneira geral, existem vantagens e desvantagens em todos os modelos de contrato, por exemplo, uma empresa poder contar com uma consultoria interna pode ser bastante satisfatória por toda a relação que o profissional irá criar com a empresa, a sua disponibilidade e o olhar familiar.
Por outro lado, contratar um profissional externo e temporário para a função pode ser bom exatamente por ser o contrário, representando uma visão externa e agnóstica de toda vaidade que um funcionário possa ter na avaliação.
Sendo assim, não existe o certo e o errado, mas sim o que a empresa considera mais interessante para o problema identificado.
Se você quer trabalhar com consultoria empresarial, é possível optar pela atividade autônoma, mas para garantir os benefícios fiscais e passar mais credibilidade ao oferecer o serviço para outras empresas, é recomendada a formalização a partir da abertura de uma organização, seja a atividade prática online ou presencialmente.
A abertura de uma empresa de consultoria e treinamentos envolve uma série de possibilidades, sendo possível começar na modalidade mais simplificada do mercado, atuando como MEI (Microempreendedor Individual), desde que o profissional seja o único dono da empresa, possua até um funcionário e faturamento máximo de R$81 mil ao ano.
A condição de MEI enquadra a empresa no simples nacional, facilita processos e reduz os custos burocráticos de uma empresa, possibilitando o pagamento de todos os tributos a partir de uma única fatura mensal, o DAS (Documento de Arrecadação Simples).
Sendo assim, para atuar na área de consultoria empresarial, tudo o que o profissional precisa é ter vasto conhecimento sobre um nicho ou atividade, além de ter as habilidades necessárias para ser capaz de analisar, aconselhar e diagnosticar outras empresas ou pessoas.
Está pronto para contratar ou tornar-se um consultor empresarial?
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Fonte: Contabilizei
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