Saber como trabalhar com marketing de nicho é vital para todo MEI. Afinal de contas, os mais de 11 milhões de inscritos no programa representam micro empresas que atuam em áreas normalmente muito específicas e com regras próprias de funcionamento e contexto.
Não dá para comparar, por exemplo, com empresas de ponta e em áreas muito concorridas e badaladas. Nem no orçamento e nem nas estratégias usadas.
Por isso, o Microempreendedor Individual precisa entender o que ele pode fazer para conseguir mais clientes para o seu negócio, mesmo quando não tem dinheiro para contratar um time de marketing para cuidar dessa área.
É preciso ter em conta, claro, que o MEI tem um limite de faturamento nos R$ 6.750,00 mensais (ou R$ 81.000,00 anuais). Portanto, considerando preços de custo e outras despesas, não tem muito espaço para um time de marketing contratado.
E aí, quer aprender como trabalhar com marketing de nicho e trazer alguns novos clientes para você? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Estas 3 ações definem o sucesso de sua estratégia antes mesmo de começá-la. Elas valem para todos os tipos de marketing, todos os nichos e todos os tamanhos de empresa.
São elas:
1. Conheça bem o seu público: Entender as necessidades de seu público é essencial para traçar estratégias de marketing de sucesso.
2. Respeite seu budget: Ultrapassar o orçamento destinado ao marketing é um erro comum que pode levar a desastres financeiros como nunca recuperar seu investimento.
3. Seja consistente: Independente do nicho a ser trabalhado, a média de tempo de resposta de uma estratégia de marketing é entre 3 e 6 meses, então mantenha a consistência para não interferir nos resultados.
E como trabalhá-las em seu segmento? Segue abaixo alguns exemplos de nichos e suas ações de marketing!
A área de arquitetura é bastante visual e a melhor forma de atrair mais clientes é criando um portfólio virtual mostrando todos os trabalhos bem-sucedidos de sua empresa.
Neste site, além do portfólio, você pode trabalhar técnicas de SEO, para se tornar número 1 nas buscas do Google em palavras-chave importantes para seu negócio.
Se houver um endereço fixo, coloque-o no Google Maps utilizando o Google Negócios, para atrair mais pessoas da mesma região.
A prioridade do e-commerce deve ser aparecer nas principais ferramentas de pesquisa do Google para compras, como o Google Shopping, Google Anúncios e Imagens.
As duas primeiras opções são alcançadas com investimento pago, de acordo com o seu orçamento, e a segunda é alcançada usando palavras-chave otimizadas na descrição de imagem de seus produtos.
Redes sociais como o Facebook e Instagram também trazem bons resultados para lojas virtuais, por permitir alcançar mais de seu público-alvo e criar conexões pessoais e emocionais com ele.
Referências e avaliações positivas são as principais buscas feitas por pacientes quando estão à procura de serviços médicos.
Portanto, crie perfil em sites de listas de cadastros de profissionais de saúde, preencha dados importantes como ‘convênios trabalhados’ e se atende ‘telemedicina’, e aguarde seus pacientes avaliarem o atendimento recebido.
Tenha também um site profissional, com informações detalhadas de serviços prestados, dados para contato e artigos específicos para SEO, para fazer o trabalho de ranqueamento no Google.
Por falar no Google, não esqueça que 26% dos brasileiros primeiro vão ao buscador quando sentem algum sintoma médico.
Ou seja: ele deve ser a peça central na sua estratégia publicitária, pois permitirá atrair potenciais clientes e se posicionar como autoridade.
Use o Google para atrair muitos visitantes ao seu blog e depois direcioná-los para uma lista de e-mails ou para a sua página no Instagram.
Isso gerará muitos novos pacientes, pois posicionará seu perfil como o de uma autoridade no assunto.
Esse tipo de posicionamento é muito importante na área médica e costuma ser decisivo na hora do cliente fazer a sua decisão de compra.
O Marketing Odontológico compartilha muitos elementos em comuns com o Marketing para Médicos, mas também tem alguns pontos de divergência bem específicos.
Um deles é o fato de ser uma área bem mais visual do que a maioria dos segmentos médicos. Não todos, claro, mas muitos deles.
Por isso, há muita oportunidade para trabalhar com fotos de “antes” e “depois” (seguindo as regras do Conselho Federal de Odontologia, claro) e com referências visuais de procedimentos, resultados e equipamentos.
Além disso, há muita margem para ações de produção de conteúdo, tanto nas redes sociais, quanto no Google.
Existem muitas dúvidas sobre procedimentos e outros tantos ganchos que atrairiam muitos interessados.
Não é à toa que existam agências como a Fluir Publicidade, especializada em Marketing Odontológico.
Muitas das dicas que demos aqui servem para profissionais que atendem todo o Brasil ou cujos clientes têm processo de tomada de decisão de compra com grande influência da Internet.
Por exemplo, o Marketing para E-Commerce ou o Marketing Odontológico.
Mas o que fazer quando você é, digamos, um chaveiro e precisa divulgar seu serviço localmente? Quais as estratégias de marketing nesse caso?
O ideal é estar bem posicionado no Google Meu Negócio. Essa é a ferramenta principal para quem atua localmente. Seu cliente muito provavelmente procurará por uma empresa igual a sua na Internet e, portanto, é lá que você deve estar.
Ele verá no Google Meu Negócio os principais negócios próximos dele no mapa e fará sua decisão de compra. Esteja lá para conseguir essas oportunidades.
Pronto! Agora que você já viu como trabalhar com marketing de nicho, poderá montar uma estratégia básica para o seu negócio.
É claro que o conteúdo listado aqui não abrange todos os cenários possíveis dentro desse tema, mas já é o suficiente para você montar uma estrutura adequada para atrair clientes para a sua atuação profissional e conseguir aumentar seu faturamento.
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