Negócios

Como turbinar o currículo durante a pandemia

A Covid-19 atingiu não apenas a saúde dos indivíduos como também suas economias. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada em maio mostra que a perda do poder de compra já atingiu quatro em cada dez brasileiros desde o início da pandemia.

Do total de entrevistados, 23% perderam totalmente a renda e 17% tiveram redução no ganho mensal, atingindo o percentual de 40%. E a tendência é que esse cenário se intensifique e se mantenha por um período ainda incerto.

Por outro lado, é latente a necessidade de se reinventar para tentar fugir da realidade do desemprego ou mesmo se recolocar ou recomeçar nesse tempo de incerteza. E com a grana curta uma possibilidade é aproveitar a onda de cursos e ferramentas online e gratuitas para desenvolver habilidades necessárias ao novo mundo e que vão além da sua área de formação ou atuação.

Com o computador ou o celular é possível fazer do ensino à distância um importante aliado.

Confira abaixo uma seleção que pode ajudar a melhorar o currículo sem a necessidade de investimento:

Produtividade

O home office possivelmente veio para ficar.

A pandemia acelerou sua implementação e para alguns gerou uma nova necessidade de adaptação ao auto gerenciamento do seu tempo e do seu trabalho, assim como de combinar tudo isso à outras necessidades do lar, como cuidar da casa, das refeições dos filhos.

Justamente por isso a busca por conteúdos relacionados a como melhorar a produtividade despontou no último mês nos buscadores da Internet.

Então, tratando-se de uma habilidade que possivelmente será requerida no mundo pós Covid-19, uma opção para trabalhá-la melhor é o curso rápido, de apenas 2 horas, oferecido pela ESPM.

Com o dobro da carga horária, também é possível aprender mais sobre métodos de organização, equilíbrio e felicidade x trabalho com a PUC-RS

Inglês

A cooperação internacional ganhou ainda mais importância diante do atual cenário, seja na ciência para que seja encontrada a vacina e o tratamento eficazes contra o novo vírus ou ainda nos diferentes setores da economia para tratar de boas práticas na adaptação dos negócios e de medidas de contenção e recuperação.

E nesse contexto, o inglês, que já é tido há muito tempo como a língua dos negócios, se destaca ainda mais como uma necessidade para os empregadores.

Para avançar no desenvolvimento da língua é possível implementar no dia a dia algumas ferramentas que estão disponíveis para auxiliar em diferentes aspectos como o Write&Improve, uma plataforma criada para analisar e corrigir em segundos redações em inglês.

Criada por Cambridge English, departamento da Universidade de Cambridge voltado para avaliação de proficiência em inglês, ela retorna aos usuários uma avaliação sobre a gramática e o vocabulário empregados no texto assim que o usuário o submete, assim como aponta o que pode ser melhorado.

Além disso, ela conta com uma seção chamada Business Workbook que centraliza atividades para praticar a escrita do idioma com foco no mundo dos negócios.

Já se você deseja encontrar exercícios e materiais para aprofundar os estudos de fato, a seção Learning English disponível em seu site, reúne cerca de 80 opções e atividades, com temas cotidianos como alimentação, entretenimento, relacionamentos interpessoais e trabalho e também assuntos ligados a tarefas usuais, como preencher formulários e emitir opiniões.

Elas são interativas e é possível selecionar por habilidade (gramática, compreensão auditiva, expressão oral, leitura, vocabulário ou escrita), nível de conhecimento (básico, intermediário ou proficiente) e por tempo disponível para o estudo (de 0 a 5 minutos, de 5 a 10 minutos ou mais de 10 minutos).

Criatividade e inovação

Tudo o que conhecemos hoje está em transformação, desde as nossas relações (sejam pessoais ou profissionais) até os hábitos de consumo. E, por isso, é hora de se reinventar.

Já temos visto um show de criatividade e inovação em muitos negócios no âmbito local, como as diversas indústrias de bebidas que utilizaram sua matéria prima para passar a produzir álcool gel; a rápida adoção do delivery por restaurantes e chefes de cozinha de todos os portes; as grandes lives dos artistas em substituição aos shows presenciais.

Tudo isso é fruto de times formados por pessoas orientadas a buscar soluções e formas de fazer aquilo que parece impossível. Ou seja, na prática, criativas e inovadoras.

Se esse jogo de cintura ainda te falta para criar e traçar novas rotas, produtos e serviços, o SEBRAE pode ajudar com suas capacitações sobre criatividade e sobre inovação.  

Cambridge Assessment English é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio para diferentes públicos e objetivos.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

6 motivos que cancelam o seu MEI

O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…

2 horas ago

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…

3 horas ago

Quando converter MOV para MP4 é a melhor opção para facilitar seu trabalho com vídeos

Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…

3 horas ago

Bancos em alerta máximo com nova ameaça digital; conheça a TrickMo

Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…

4 horas ago

Quem pode e quem não pode sacar a multa de 40% do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…

4 horas ago

Alguém tem que pagar! Para quem ficam as dívidas do parente falecido

Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…

4 horas ago