Entenda os mapas mentais e saiba como eles podem ajudar você a melhorar sua produtividade
Somos bombardeados por informações diariamente, e se você é daquelas pessoas que está sempre fazendo milhares de coisas ao mesmo tempo, pensando em aumentar sua produtividade, então provavelmente já deve ter se frustrado com essa quantidade de informações e ideias que surgem, mas acabam se perdendo por falta de organização.
Procurar alternativas que estimulem a produtividade é essencial para alcançar bons resultados, tanto na vida pessoal quanto no ambiente profissional. Nesse sentido, os mapas mentais podem ser ótimos para organizar o que vier à cabeça em folhas de papel, aplicativos, e até mesmo em documentos do Word. Quer saber mais sobre o que são os mapas mentais e como eles funcionam? Continue lendo:
Os mapas mentais são diagramas, e fazem parte de um método para organizar ideias, pensamentos e palavras a partir de um tema, qualquer que seja. O seu principal objetivo é fazer com que a compreensão das informações se torne simplificada, e para isso é necessário transferir os conceitos da cabeça para o visual. Dessa forma, contribui para melhorar o foco e a produtividade em diversas áreas, seja no trabalho ou no dia a dia pessoal.
O conceito foi criado nos anos 70, por Tony Buzan, psicologo inglês, com o intuito de facilitar a memorização e aprendizagem, juntando e organizando diversas informações por meio de diagramas.
A seguir, explicaremos quatro passos para que você faça um mapa mental na prática. Literalmente pegue papel e caneta para anotar (ou um aparelho eletrônico) pois o mapa mental deve ser visualizado para ser melhor organizado.
A maioria dos mapas mentais é centrada em uma ideia, tópico ou conceito. Seja planejando uma viagem, fazendo uma lista para um projeto novo, ou vendo opções para a tomada de uma decisão. Independente de qual seja o assunto, coloque-o no centro e o que vier depois será apenas as ramificações desse tópico.
Em seguida, você adiciona as ideias menores, que são as ramificações da sua ideia central. Adicione um ou dois subtópicos, e até mesmo mais um nível de tópicos depois desse, se achar apropriado. Dessa forma você vai criando uma “teia de ideias”, que pode ser facilmente compreendida por qualquer outra pessoa e ainda te ajuda a não ser perder nas próprias ideias conforme elas ficam mais complexas.
Deixe que sua cabeça tire os pensamentos do imaginário e passe anote-as. Não fique censurando a si mesmo, adicione todas suas ideias e pensamentos ao mapa, por mais bobos que possam parecer. Deixe para editar e organizar suas ideias depois, esse é o momento de você descarregar o máximo de conteúdo que você tiver para incluir.
Por fim, desenvolva cada ideia proposta com conceitos, datas, prazos, definições e tudo aquilo que considerar importante. Você pode incluir até mesmo imagens, tabelas, símbolos, formas, gráficos, etc. O importante é que você p ajuste da melhor forma para que se mantenha organizado e completo.
Via Abertura Simples
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