Imagem por @leonidassanatana / freepik
Para cidadãos enrolados em dívidas ou que desejam fazer a aquisição de um bem, solicitar um empréstimo pode valer a pena, a depender das condições do serviço ofertado e da renda do contratante.
De todo modo, a categoria de consignados costuma oferecer condições vantajosas. Isto porque, neste tipo de operação, o contratante oferece uma garantia de que o empréstimo será pago. Como é o caso de aposentados e pensionistas do INSS, os quais têm o débito descontado direto da folha de pagamento do instituto.
Apesar dos consignados serem normalmente destinados a segurados do INSS e servidores públicos, é possível que trabalhadores de carteira assinada contratem empréstimos utilizando o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Em resumo, a possibilidade de crédito opera como um empréstimo consignado tradicional. A grande diferenciação vem através de uma consulta que pode ser realizada pelas empresas financeiras do valor já sacado da conta vinculada, de modo a colocar essa referida quantia como garantia de pagamento.
No que se refere às condições do empréstimo, a taxa de juros pode chegar a 3,5% ao mês e o débito gerado da operação pode ser dividido em até 48 parcelas. Ademais, é permitido utilizar até 10% do saldo do fundo, sem contar com a multa de 40% paga em demissões sem justa causa.
Vale ressaltar que o trabalhador interessado no crédito deve atender à algumas regras para conseguir contratar o serviço. Isto conforme o estipulado na Lei n.º 13.313 de 2006.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…