O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador que exerce alguma função com carteira assinada. É de responsabilidade do empregador realizar o pagamento através de guias específicas que serão pagas à Caixa Econômica Federal, também podendo ser realizadas pela Internet ou lotéricas.
Em muitos o trabalhadores podem ser prejudicados, pois muitas empresas deixam de fazer o pagamento por não haver uma cobrança direta.
Por isso, é recomendável ao trabalhador sempre verificar se as empresas estão realizando os depósitos. Quando uma empresa deixa de pagar o FGTS, o empregado poderá reivindicar, ou seja reclamar os valores que não foram depositados até um período de cinco anos, após, não será mais possível.
A pandemia de Covid-19 pode ter criado um problema para o trabalhador, isso porque, o governo fez algumas mudanças com relação à obrigação das empresas em pagar o FGTS, e que pode ter gerado alguns calotes. Neste caso, o empregado tem que estar sempre conferindo se está havendo os depósitos na conta do FGTS.
Nos meses de abril, maio, junho e julho de 2021, foi concedido pelo governo o direito às empresas ficarem isentas de depositar os 8% do FGTS, no entanto, em setembro, as empresas voltaram a ser obrigadas a realizar o depósito nas contas do FGTS do trabalhador.
O trabalhador poderá acessar o saldo do FGTS através do celular pelo aplicativo (disponível em Android e iOS). Vá a sua loja de aplicativos e pesquise por FGTS. Depois faça o download, fazendo o login com os dados que serão solicitados. Após acessar a plataforma, solicite o extrato, verificando tanto as contas ativas quanto as inativas, últimos depósitos e outros detalhes.
Existe um outro canal, esse o mais antigo e usado pelos trabalhadores que precisam solicitar o saldo do FGTS. A Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, através do telefone 0800 726 0101 e optar pela opção “Verificação de Saldo”.
A informação mais detalhada você só conseguirá através do aplicativo. Via telefone fixo, a informação é menos detalhada. No entanto, o telefone é mais usado pelas pessoas que não conseguem ou têm dificuldades em usar o aplicativo.
Outra opção é o site da Caixa, sendo possível também ter acesso ao saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Entre na página (no lado esquerdo, vá até a opção “Para Trabalhadores”), em seguida, faça o login e vá para a opção “FGTS”. Deste modo, você terá todas as informações necessárias.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…