A partir desta quinta-feira (16), além do documento oficial com foto, os voluntários à doação de sangue e cadastro de medula óssea deverão apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19 para o ingresso e permanência nas unidades de coleta da Fundação Hemoba.
As novas medidas destinadas a conter a disseminação do coronavírus na Bahia foram determinadas pelo Decreto nº 20.907, assinado pelo governador Rui Costa em 9 de dezembro de 2021.
O diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, pontuou que “Convidamos todos os doadores a ingressarem nos postos de coleta de sangue somente em uso de máscara e comprovante de vacinação. Essa medida será adotada em nossas unidades, enquanto o decreto estiver em vigor, para garantir a segurança dos nossos pacientes e colaboradores. Precisamos da solidariedade de todos, pois, neste período de férias e de festas, registramos uma redução considerável no comparecimento de doadores nas nossas unidades, ao tempo em que há um movimento intenso nas estradas, que geram, na maioria das vezes, situações de acidentes, envolvendo vítimas que precisam de sangue”.
A comprovação de vacinação pode ser realizada por meio do Comprovante de Vacinação Oficial, emitido pela plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS, ou por outros métodos de certificação expedidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), pelas Secretarias Municipais de Saúde ou por outro órgão governamental, nacional ou estrangeiro, com registro da aplicação das vacinas, conforme calendário estabelecido pela Sesab.
Dependendo do imunizante utilizado, é necessária a comprovação de vacina de dose dupla ou dose única para o público em geral.
No caso de adolescentes, uma dose, respeitando o prazo de agendamento para a segunda.
Será exigida a terceira dose ou reforço da vacina para o público que já alcançou esta fase da campanha de imunização.
Para doar sangue, os voluntários devem usar máscara, estar em boas condições de saúde não apresentar sintomas do vírus, pesar mais de 50 kg, se alimentar bem, dormir pelo menos 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e apresentar documento original, expedido por órgão oficial e com validade nacional.
Pessoas que foram vacinadas contra Covid-19 com a vacina Coronavac poderão doar sangue após 48 horas. Para vacinas da AstraZeneca e Pfizer, as pessoas podem doar 7 dias após a vacinação.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…