Uma das formas de manter uma boa gestão financeira é a conciliação bancária.
Um termo usado para conceituar a comparação dos dados que constam no extrato bancário de um negócio e as outras informações externas. De forma a identificar com precisão o que entra e sai do caixa da empresa.
O que garante um fluxo de caixa mais eficiente e menos surpresas financeiras desagradáveis no fim do mês.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo até o final!
Explicando em termos simples, a conciliação bancária consiste na comparação dos extratos bancários e os dados do controle financeiro da empresa.
A partir dessa comparação é possível identificar se há alguma falha no lançamento dos dados pelo setor financeiro e se não há nada ilegal acontecendo.
Também permite verificar se todas as transações foram registradas no seu sistema.
É a melhor forma de garantir que todas as suas contas serão pagas e, caso haja alguma conta pendente, se certificar que ela será cobrada.
Normalmente, as empresas utilizam duas formas para fazer a conciliação bancária: através de planilhas ou um sistema de gestão.
Através das planilhas é possível confrontar os dados obtidos pelo setor financeiro da empresa – contas a pagar e contas a receber – e extrato bancário.
Basta registrar, linha por linha, as diferenças de valores e possíveis ajustes necessários, fazendo a adição e subtração dos valores registrados até chegar no saldo do extrato.
Um sistema de gestão já facilita um pouco mais e automatiza os processos. Além de permitir menos trabalho e menos erros, sendo muito mais utilizado atualmente.
Para verificar se há inconsistências ou falhas no fluxo de caixa da empresa, no processo de conciliação bancária é extremamente importante verificar com cautela os dados dos extratos bancários e os dados de contas a pagas e receber.
Sempre fazendo comparações entre os dados observando se os mesmos coincidem. Por exemplo:
É normal alguns dados não baterem na hora do confronto.
Para conseguir identificar as anormalidades é preciso analisar as ocorrências e problemas que possam ter acontecido durante a conciliação bancária.
Dentre eles:
É necessário verificar se todas as solicitações de transações foram efetuadas e se há alguma pendência.
Sabemos que os cheques podem demoras até 3 dias úteis para serem compensados.
É importante saber se durante o lançamento de dados na planilha, não foi feito pagamento por cheque e ele ainda não foi compensado.
Pode acontecer de você fechar os valores e o cheque ainda ser debitado.
IOFs e taxas de transações bancárias ou sobre transações e aplicações financeiras automáticas podem não estar previstas.
Verifique atentamente cada uma das taxas. Às vezes pode ocorrer de virem taxas maiores do que as que foram acordadas com o banco ou você esquecer de registrar alguma taxa.
Pode ser que algum cliente tenha feito um depósito antecipado, algum boleto que demorou para compensar ou algum erro de transferência.
Lembre que depósitos não identificados também contam como receita e precisam ser tratados como tal.
Tente se organizar e resolver o mais rápido possível esses problemas de identificação.
Lembre-se que a conciliação bancária é um elemento importantíssimo para a saúde financeira da sua empresa.
Por isso, tente sempre manter o processo o mais ágil e assertivo possível.
Experimente adotar um sistema de gestão e veja como essa tarefa pode ser mais simples e sem maiores dores de cabeça.
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