No último domingo, dia 15 de dezembro, aconteceram as provas para os concursos dos Correios, para cargos de nível médio e superior, mais de 1 milhão de pessoas foram realizar os exames.
Este foi o maior concurso do órgão dos últimos treze anos, o número de inscritos foi mais 1,6 milhão, essas pessoas concorreram a cargos de nível médio (carteiro) e superior (analista de Correios) para diversas especialidades de nível superior.
Como o concurso prevê apenas 3.511 vagas iniciais, o que parece pouco por conta da necessidade da pessoal dos Correios e pelo gigantesco número de inscritos, a maioria dos concurseiros está na dúvida sobre a existência de um Cadastro de Reserva.
Número de inscritos e ausentes
A quantidade absurda de inscritos superou o concurso anterior que tinha mais vagas, o número no concurso realizado em 2011 foi de 1,1 milhão, que concorriam a mais de 9 mil oportunidades.
Como citamos, foram mais de 1,6 milhão de inscritos na prova, veja o número de inscritos:
- Analista de Correios (nível superior): 111.967;
- Agente de Correios(carteiro): 1.560.704.
Mais de 40% (671.308) dos 1,6 milhão de inscritos faltaram ao concurso, somente 1.000.692 candidatos compareceram para realizar a prova. Portanto, o exame teve um comparecimento de 59,85% dos inscritos.
Concurso dos Correios vai ter cadastro de reserva?
Segundo a Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect), o número de vagas oferecido no concurso não resolve o problema da falta de trabalhadores:
“Em função disso, o nosso sindicato seguirá lutando para que tenhamos o maior número de contratados através do cadastro de reserva, pois, da forma que está, a empresa ‘enxuga gelo’ ao invés de resolver de fato os problemas dos Correios”.
O concurso terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por mais 1 ano (totalizando 2 anos), nesse período todos os aprovados possuem chances de serem chamados. Portanto, o concurso pode ser válido até 2027 e tudo indica que um cadastro de reserva irá se formar, mesmo não estando previsto no edital.