Muitos brasileiros dedicam horas do seu tempo aos estudos em busca de uma vaga em um órgão público através de concursos públicos. Os motivos são os bons salários, a estabilidade e benefícios atraem uma enorme quantidade de pessoas.
Pois, pode começar a se preparar pois, no último dia 16, ocorreu a primeira reunião da Mesa Setorial do INSS, que contou com a participação da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS). O assunto foi sobre convocações de aprovados no último Concurso do INSS para Técnico e novo edital está previsto para este ano de 2025.
De acordo com o sindicato, a autarquia informou que já trabalha com a perspectiva de um novo edital para Analista do Seguro Social para o ano de 2025.
Ainda não há um quantitativo de vagas definido, já que a realização do concurso ainda depende de autorização oficial do Ministério da Gestão e Inovação. No entanto, o último pedido de concurso feito pelo INSS visava mais de 1,8 mil vagas.
Em 2023, a autarquia solicitou ao Governo Federal a abertura de 7.655 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Vale ressaltar que o governo pode autorizar o pedido integralmente ou com uma redução no número de vagas.
Em relação à convocação de aprovados no último certame, foi revelado que já trabalha nas convocações para curso de formação de novos servidores para 20 de março de 2025.
As nomeações devem ocorrer até o dia 4 de maio. Importante lembrar que, em dezembro de 2024, o presidente Lula autorizou a nomeação de 300 aprovados no último edital de Técnico do Seguro Social.
Além dos 300 excedentes, também foi solicitada a convocação de 78 aprovados no concurso INSS para Técnico do Seguro Social, sendo:
O último concurso para analistas do INSS ocorreu em 2015. Naquela ocasião, o concurso destinou-se a profissionais com formação superior em Serviço Social.
A banca organizadora foi o Cebraspe (anteriormente conhecido como Cespe/UnB). O certame ofertou 150 vagas para Analista do Seguro Social, exigindo dos candidatos diploma de nível superior em Serviço Social e registro no respectivo conselho de classe. A taxa de inscrição foi de R$80.
A avaliação dos candidatos foi por meio de provas objetivas, compostas por 120 questões de múltipla escolha, divididas entre Conhecimentos Básicos e Específicos. O concurso teve validade de um ano, prorrogável por igual período, conforme a necessidade do INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…