Concursos terão prazo de validade maior. Entenda

Os concursos terão prazo de validade maior, isso porque, o Congresso Nacional derrubou na quinta-feira (17), o veto do presidente Jair Bolsonaro ao item que validava a ampliação de concursos públicos homologados até 20 de março de 2020 (quando teve início a pandemia).

Sendo assim, todos os concursos homologados até 20 de março de 2020, terão novo prazo a contar da data de 1° de janeiro de 2022. Desta forma, será evitado que os servidores aprovados sejam prejudicados, já que eles foram impedidos de ser nomeados a partir de 2020 até o final de 2021, quando o governo alegou que havia vetado o aumento das despesas com a nomeação de servidores, devido a situação em que o país se encontrava devido a pandemia. Ou seja, os prazos dos concursos homologados até o período em que estava valendo o estado de calamidade pública no país devido a Covid-19, passam a ser contados a partir de 1° de janeiro de 2022.

Os parlamentares consideraram justa a questão, porque garante os direitos de aprovados em concursos públicos de tomar posse.

Na época, o conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr., alegou haver muitas despesas em decorrência dos efeitos provocados pelo coronavírus, sendo necessário a suspensão da validade dos concursos públicos.
Isso porque naquele ano havia também o pagamento de auxílios emergenciais, entre outros custos que acarretam na estagnação das chamadas públicas.

De acordo com a Agência Senado, durante a sessão, o 1° vice-presidente do Congresso, deputado Marcelo Ramos do PSD-AM conduziu a sessão e apoiou a derrubada do veto em conjunto com a bancada do governo. Em medidas técnicas, o veto n° 6/2022 encaminhado, impossibilita a sanção do Projeto de Lei n° 1676 de 2020 do deputado Professor Israel Batista (PV-DF).

O deputado federal Israel Batista (PV DF), um dos autores do PL, comemorou a derrubada do veto:
“Vitória dos concurseiros! O direito à nomeação está garantido, derrubamos o veto ao meu PL1676”, disse o parlamentar em suas redes sociais .

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

1 hora ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago