Você pega o seu carro para ir para o trabalho. É aquele dia que você está atrasado e nem quer pensar em parar pois precisa chegar na hora. No entanto, pelo caminho, um sinal ou semáforo acende a luz amarela. Você não pensa duas vezes, segue em frente, afinal está atrasado!
Mas será que essa pressa toda pode lhe causar uma multa daquelas? Saiba o que pode acontecer para quem não respeita a tal luz amarela!
Quando o condutor não respeita o semáforo (sinal) pode causar consequências gravíssimas. Portanto, antes da pressa, é bom obedecer o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Leia Também: Doenças mentais dão direito a aposentadoria do INSS?
Todos os dias, alguns motoristas ignoram as regras de trânsito. Muitos avançam o sinal por vários motivos. Porém, quem tem esse tipo de comportamento está cometendo uma infração. Avançar o sinal de trânsito, lidera o número de autuações na maioria das cidades do Brasil.
Muitos acidentes que acontecem em vias urbanas que se cruzam, acontecem na maioria das vezes, pelo fato do motorista ter ignorado o sinal.
A regra do CTB é bem clara, ultrapassar o farol vermelho é infração gravíssima, soma 7 pontos à CNH do condutor e ainda gera multa no valor de R$ 293,47, fora os possíveis prejuízos causados por acidentes.
Para aqueles espertinhos que gostam de avançar o sinal quando acende a luz amarela, precisam saber, que ela indica o término do direito de passagem do veículo, conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica. A luz amarela é o aviso que você precisa parar o veículo.
Muitos motoristas acreditam que o sinal amarelo é uma extensão do sinal verde. Eles aproveitam para acelerar ainda mais o veículo para não ficar parados, na maioria das vezes, por apenas 30 segundos.
Sinal amarelo: Significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também.
Leia Também: Mega da Virada: quanto rende o prêmio de R$ 500 milhões na poupança?
Sendo assim, é aconselhável diminuir a velocidade do automóvel já na cor amarela, assim, é possível parar logo que o sinal trocar.
O motorista que avança o sinal amarelo não é multado, isso porque no Código Brasileiro de Trânsito não contém nenhum artigo que diga que o condutor esteja cometendo uma infração ao avançar o semáforo amarelo.
Cabe a você, quando estiver numa via pública e visualizar o sinal amarelo em um semáforo, redobrar a sua atenção, desacelerando o veículo.
O amarelo surgiu por conta da abolição da cor branca no semáforo. A cor amarela foi escolhida, pois é bem diferente das outras duas cores, verde e vermelho, e consegue passar uma sensação mais imediata a quem estiver guiando.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…