Um dos, por assim dizer, reflexos do novo coronavírus – sem dúvidas – é a expansão do delivery.
O sistema de entregas de mercadorias que antes era comum em empresas que atuam no ramo da alimentação, hoje passou a ser realidade em vários tipos de negócios.
Confira dicas para aproveitar essa tendência, estruturar sua empresa e continuar a vender online mesmo no pós-pandemia.
Quem precisa de delivery ?
Entenda, com a pandemia deste ano de 2020 pode se verificar, cada vez mais, dois aspectos:
- possibilidade maior de vendas para público local (pequenas e médias empresas começaram a ser mais notadas, mesmo com a concorrência de grandes marcas e empreendimentos);
- rompimento de fronteiras geográficas via web, ou seja, ampliação de consumidores em potencial com vendas para outros bairros e cidades.
Desta forma, o e-commerce – que permite vender para locais distantes via correio – ou o serviço de entrega na mesma cidade da empresa ou fábrica se viram fortalecidos.
Note que essa realidade é comum para empreendedores pequenos (MEI, por exemplo) ou grandes corporações.
Muitos foram os que constataram a necessidade de se adequar ao novo momento.
Negócios que já tinham anos de mercado no formato mais tradicional precisaram passar a funcionar na internet, ou – com o isolamento social – precisaram buscar os meios para levar os produtos até a casa dos clientes, seja por meio de aplicativos de entrega ou serviço próprio de delivery.
Comum no ramo de alimentação, principalmente nos restaurantes e lanchonetes, o delivery transpôs esse ramo e passou a ser adotado – de modo quase obrigatório – em lojas e vários empreendimentos.
Seja um presente, souvenir, livro, alimento, vestuário ou remédio, as mercadorias precisam chegar aos clientes com segurança, sem a necessidade deles buscarem lojas físicas.
Ou seja, por meio da low touch economy.
Veja que isso demandou adequação de empresas.
Entre as necessidades:
- presença online;
- maior e melhor comunicação com clientes via web;
- implantação ou fortalecimento do e-commerce.
Note ainda que essa tendência deve continuar mesmo no momento pós-pandemia.
Em resumo, as empresas precisam considerar o delivery de produtos na sua rotina de gestão.
Dicas para empresas
Para ajudar os donos de micro e pequenas empresas, o consultor do Sebrae-SP Luiz Felipe Navarro fez uma lista com dez orientações para um delivery eficiente.
1- COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CLIENTE
Sem dúvida, a pandemia potencializou o processo de conveniência na vida das pessoas, no entanto, trata-se de um público bastante exigente e imediatista.
Conhecer ainda mais seu cliente e potencial cliente pode ajudar e muito.
2- QUE TIPO DE PRODUTOS CONSIGO OFERECER NO SISTEMA DELIVERY
É preciso validar a estrutura da empresa e validar as exigências para que o produto chegue preservado ao local de entrega.
Além disso, é necessário avaliar a estrutura de estoque existente e a capacidade produtiva para tal.
3- CANAIS DE DIVULGAÇÃO DO SERVIÇO DE DELIVERY
Para que o delivery ocorra e seja um sucesso, é preciso definir como divulgar e comunicar para o mercado, em especial,intensificar a comunicação pelas redes sociais.
4- ESTRUTURA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO MERCADO
O empreendedor precisa avaliar o perfil de profissional adequado para interagir com os pedidos que chegam.
Seja por telefone, WhatsApp ou redes sociais, é essencial haver dedicação e muita atenção para não haver atrasos nas entregas.
5- CAPACIDADE LOGÍSTICA DA EMPRESA EM ATENDER AS DEMANDAS
A entrega é um dos pilares para que o delivery cumpra seu papel.
Caso seja necessário contratar terceiros, a empresa deve acompanhar de perto e apresentar as condutas apropriadas.
6- ATENÇÃO ESPECIAL PARA AS FORMAS DE PAGAMENTO
Verifique as formas de pagamento disponíveis na empresa.
Veja as possibilidades de pagamento a distância e antecipado, que podem evitar possíveis problemas de inadimplência.
7- APRESENTAR BASTIDORES E CUIDADOS COM A HIGIENE
Mostrar para os seguidores e para os clientes alguns cuidados da empresa com a higiene dos produtos, do ambiente, no processo de entrega.
Pode ser por meio de fotos e vídeos.
8- TREINAMENTO CONTÍNUO DA EQUIPE
Essa é uma medida fundamental para o delivery ter um bom desempenho e garantir a integração da equipe, além de um melhor acompanhamento dos acontecimentos da empresa.
9- RELACIONAMENTO E ENCANTAMENTO DE CLIENTES
Considere enviar um bilhete com um agradecimento pela compra, criando assim uma experiência ainda melhor para o consumidor.
10- PÓS-VENDA E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Avaliar o processo de delivery é muito importante.
Possibilite um momento de interação para que os clientes sejam ouvidos e as oportunidades de melhoria sejam colocadas em prática.
Tecnologia para gestão
Seguir as dicas para estruturar o delivery é fundamental, mas – neste novo cenário – as empresas precisam seguir com algumas antigas necessidades.
Ou seja, fazer a gestão de estoque, controle financeiro, ter um PDV estruturado, manter a contabilidade em dias, emitir notas fiscais, boletos, entre outros.
Tudo isso é possível com ajuda da tecnologia.
O uso de sistema ERP online é a melhor opção para enfrentar a crise e as mudanças demandadas pela pandemia de covid-19.
A gestão empresarial integrada, e em tempo real, exige o emprego da tecnologia.
Fonte: Fox Manager