Photo by @pressfoto / freepik
Previamente, é preciso entender o porque é vantajoso manter um alto score junto aos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa. Neste sentido, por ter um perfil bem avaliado, a pessoa irá encontrar mais facilidades na contratação de alguns serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.
Isto ocorre, pois, instituições que oferecem estes serviços, comumente realizam análises nos órgãos responsáveis, no intuito de saber o risco de crédito que um determinado perfil possui, antes de lhe conceder um empréstimo, por exemplo. Sendo assim, caso esta pessoa possua um score baixo, ela é considerada um “mau pagador”, ou seja, uma pessoa que não honra com suas dívidas, logo representa um alto risco de crédito para empresa financeira.
O score do Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, e possui classificações que vão de “baixo” a “muito bom”. Veja como isto ocorre:
Pontuação | Classificação do Score |
de 0 a 300 | Baixo |
de 301 a 500 | Regular |
de 501 a 700 | Bom |
de 701 a 1000 | Muito bom |
Vale ressaltar que o score do Serasa leva em conta os seguintes critérios para sua pontuação:
Previamente, vale ressaltar que as dicas apresentadas a seguir não garantirão, de fato, que seu score irá aumentar, mas tem um grande potencial de chegar a essa desejada meta. É preciso entender que apesar de ser uma pontuação dinâmica, o órgão leva um tempo para analisar devidamente o seu comportamento financeiro.
Diante disso, siga as dicas a seguir e tenha paciência, pois não há um tempo exato para que sua pontuação suba. Confira:
1- Mantenha seus débitos em dia: pagar suas dívidas no prazo estipulado, bem como manter em dia pagamento de débitos mensais, como conta de luz, telefone, condomínio, aluguel, etc, tem grande peso para o score do Serasa. Uma boa dica é colocar estas contas mensais em débito automático se possível.
2- Quite suas dívidas: manter dívidas em aberto, é um forte sinal para os órgãos de proteção ao crédito, que você não honrou com algum compromisso financeiro, aumentando seu risco de crédito e jogando seu score para baixo. Portanto, se livre das dívidas e evite adquirir novos débitos com os quais você não conseguirá honrar.
3- Atualize seus dados junto ao Serasa: manter informações como telefone, endereço e e-mail desatualizadas podem impactar negativamente no seu score. Sendo assim, atualizar seus dados cadastrais é uma maneira simples de garantir que sua pontuação continuará subindo
4- Evite gastos desnecessários: caso você esteja com dificuldades de honrar com suas dívidas, é recomendado utilizar o seu dinheiro apenas para o essencial. Feito isso, avalie se é possível arcar com gastos mais supérfluos, como serviços de ‘streaming’ e planos mais vantajosos de celular.
5- Compre no crédito: esta pode parecer uma dica contraditória, todavia, uma boa estratégia para elevar seu score é fazer o crédito girar. Contudo, esteja atento se você pode arcar com os débitos gerados, para não gerar novas inadimplências.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…