A atuação do profissional da contabilidade nas empresas e com seus clientes envolve questões econômicas, patrimoniais, tributárias e previdenciárias. Justamente pelo grau de relevância das suas atividades, a responsabilidade do contador é algo de extrema importância e que deve ser levada ao pé da letra por gestores e donos de negócio.
Para entender melhor sobre o assunto, entenda quais são as principais responsabilidades de contador:
Cada contrato fechado pelo cliente/empresa determina tarefas pelas quais o contador ficará responsável e várias delas precisam da assinatura direta do profissional.
Abertura de novas empresas, preenchimento de livro contábil, balanços patrimoniais e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) são apenas algumas das tarefas que são de responsabilidade do contador.
O contador precisa emitir diversas declarações em favor da empresa e atestar a sua regularidade perante a Previdência Social e ao Fisco. Dentre elas, estão:
É quando o profissional da contabilidade comete uma infração, de caráter contratual e/ou legal, que tem como resultado danos a terceiros. Por exemplo: um balanço que é realizado com erros técnicos, provocando prejuízos a seu cliente.
Nesse caso, o contador pode, em um prazo de até cinco anos, ser responsabilizado e ter de reparar os danos causados. De uma forma geral, os profissionais são responsabilizados judicialmente por atos culposos perante seus clientes e dolosos a terceiros, em conjunto com a empresa.
Nesse caso, a responsabilidade de contador incide sobre a falsificação de documentos de ordem tributária por ele assinados e por fraudes na escrituração, com o objetivo de fraudar impostos.
A omissão de informações, tributos, prestar falsa declaração e falsificar notas fiscais são algumas das infrações de ordem tributária que podem incidir em multa ou em até cinco anos de reclusão do profissional de contabilidade.
A alteração ou a falsificação de documentos, como livros fiscais, constitui crime de responsabilidade de contador, previsto no Código Penal. Um exemplo é quando o profissional presta uma informação falsa em um documento perante a Previdência Social, especialmente quando envolve informações inverídicas sobre a folha de pagamento da empresa.
Diante de informações inexatas/duvidosas no balanço, lei de falências, em casos de omissão de dados no lançamento da escrituração contábil, o contador pode ser preso, com pena de até seis anos.
É importante que gestores e donos de negócio fiquem atentos a essas informações para saber quais são as responsabilidades do contador e fornecer a ele as informações necessárias, para que todos os documentos fiquem em ordem e o trabalho do profissional da contabilidade possa contribuir para o crescimento da organização.
Via Contatica
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…