Designed by @pressfoto / freepik
O ramo da contabilidade está presente em todos os setores de uma empresa, a maioria das pessoas não sabem, mas são várias áreas específicas.
Na matéria de hoje vamos mostrar algumas áreas de atuação do contador. Continue conosco e fique por dentro.
Como mencionamos acima, existem áreas da contabilidade que são bastante específicas, este ramo está sempre em constante evolução. Confira no nosso texto abaixo as áreas da contabilidade.
Este ramo da contabilidade é uma das mais complexas, pois, este profissional é responsável pela verificação das demonstrações contábeis e dos relatórios financeiros empresariais.
É através da análise contábil que é possível verificar as informações detalhadas para os administradores. Com isso fica mais fácil ter uma visão mais ampla para as decisões que vão acarretar no desenvolvimento da empresa.
Esta área é um pouco mais leve, o profissional que atua neste ramo, trabalha diretamente com a verificação dos processos aplicados em todos os controles, amparando e verificando os procedimentos para se certificar que foram feitos dentro do que determina a legislação. Quem opta por esta área, atua de forma mais flexível.
A auditoria contábil tem o objetivo de analisar as finanças empresariais, verificar registros e identificar falhas de gestão.
Para esta área o profissional precisa ser muito estudado, pois, este ramo vai exigir muito dele, ele deve fazer formas de gerenciamento da melhor maneira para atender às necessidades da população, logo a responsabilidade se tornar bem maior.
Este ramo possibilita a consultoria financeira, este profissional tem a autonomia de analisar contas e lançamentos, possibilitando a escolha das melhores alternativas, seja para os profissionais autônomos quanto para empresas ou órgãos públicos.
Este profissional é um dos mais diferenciados do mercado financeiro, para atuar nesta área é necessário ter conhecimentos aprofundados de contabilidade e finanças. Este profissional vai atuar sobre a responsabilidade da administração sobre as questões financeiras e tributárias
Esta área quer que o profissional se empenhe a profundos conhecimentos sobre finanças e controles contábeis para poder tomar melhores decisões na empresa.
Como mencionamos acima, algumas áreas da contabilidade exigem muito conhecimento profissional e uma delas é a perícia contábil, este profissional é responsável pela apuração e pela análise de utilização dos recursos e também pode aplicar seus conhecimentos em processos judiciais, isso é importante para solucionar conflitos e litígios.
Esta área atua em órgãos públicos e entidades do terceiro setor, esta área é um leque que oferece muitas oportunidades, que atende necessidades específicas, entre outras.
Esta área é responsável por analisar relatórios e interpretar dados das demonstrações contábeis. Esta função exige que o profissional esteja sempre atualizado sobre a legislação fiscal e tributária.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aquie entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Conteúdo Masterdoc online adaptado por Laís Oliveira Jornal Contábil.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…