Chamadas

Confira dicas para o varejo óptico brasileiro se reinventar na pandemia

A pandemia do coronavírus provocou mudanças em todos os segmentos da economia mundial.

E isso também afetou o varejo óptico, que com mais de 86 redes em todo o território brasileiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), precisou se reinventar e encontrar novos nichos para superar a crise e voltar a crescer no mercado.

É o que afirma Thiago Salvador, consultor, palestrante e mentor de óticas brasileiras.

Ele aponta que, os gestores e empresários do varejo óptico precisam apostar em inovação para chamar a atenção do consumidor.

“Assim, consequentemente, a ótica vai manter as vendas em tempos de Covid-19, prospectando e mantendo os clientes.

Uma dica é encontrar novos canais de venda, como atendimento online.

Na minha opinião, o varejo é um mercado que continua em expansão no Brasil, e mesmo na pandemia, continua crescendo.

Já que as pessoas estão cuidando mais da saúde visual, por conta desses novos hábitos adquiridos no isolamento social, entre eles, a leitura”, diz. 

Segundo Salvador, para os estabelecimentos se destacarem no varejo óptico, é necessário fazer a venda do valor agregado, ou seja, mais do que vender um óculos e uma lente para o consumidor, é vender o benefício de comprar esses produtos e ainda oferecer algum outro tipo de produto que vai ajudar a melhorar performance dos itens, entregando uma boa experiência para o consumidor.

“Outro diferencial é o treinamento de equipe.

Eles precisam entender que todo fechamento é uma nova venda.

Além disso, a ótica precisa estar à frente das concorrentes, trazendo novas soluções inovadoras para os seus consumidores, seja como brinde no final de uma compra ou como venda”, indica.

Para o consultor, um exemplo disso, é de um produto desenvolvido em meio à pandemia que está sedo muito importante para o mercado óptico para trazer o consumidor de volta para as lojas, além de um grande alavancador de vendas em todo o país.

Trata-se de uma flanela com tecnologia antiembaçante da marca Outfog, empresa que oferece soluções inovadoras para o dia a dia das pessoas em tempos de Coronavírus.

“O uso de máscara é um importante aliado desse período, entretanto, para quem usa óculos, é um pouco desconfortável, já que as lentes embaçam.

Então, poder contar com uma solução que veio para ajudar tanto o consumidor, como os empresários donos de ótica, para aumentar o faturamento”, comenta Salvador.

Hoje, a flanela já movimentou cerca de R$ 14 milhões de reais em óticas.

Para o consumidor, o item trouxe uma solução imediata, podendo encontrar o produto em qualquer lugar do Brasil.

“A distribuição para o mercado nacional foi muito rápida e isso deu mais segurança para os empresários, que para continuar crescendo, precisam continuar acreditando nessas empresas inovadoras, como é o caso da Outfog”, afirma Salvador.

Inovação no mercado óptico

Uma ótica que está apostando na venda de soluções inovadoras para seus clientes, é a Ótica Foco, de Curitiba, no Paraná.

Ademir Bento Junior, gestor da ótica paranaense, conta que a flanela, por exemplo, foi uma oportunidade para sair do convencional, de somente vender a armação e a lente para seus clientes.

“A gente percebia que quando o cliente estava provando as armações, o óculos embaçava e a pessoa ficava desconfortável, então, a flanela foi uma maneira de ajudar o nosso consumidor usar a máscara com ainda mais conforto, tanto dentro da loja, como no seu dia a dia”, revela Junior.

Junior explica que a ótica atua alguns anos com delivery, e no período de pandemia esse canal cresceu e a flanela impulsionou esse serviço durante o isolamento social.

“Nós percebemos que as pessoas se interessavam pela flanela e armações, mas, tinham o receio de sair de casa, por medo de se infectar.

Então, com a comercialização desse produto, ela ajudou no crescimento desse canal de venda e no volume de vendas e faturamento da ótica Foco”, comenta.

Por fim, o gestor da ótica avalia que a flanela chegou para solucionar um problema que surgiu com a pandemia, que foi o embaçamento das lentes.

“E hoje, praticamente todo usuário de óculos que vai colocar a máscara para sair de casa, sofre com as lentes embaçadas.

Então, a flanela é extremamente importante para o período atual e no pós Covid-19”, conclui Ademir.

Por Thiago Salvador

Sobre a flanela Outfog

A flanela Outfog possui compostos orgânicos que favorecem a formação de um filme sobre a lente que altera a tensão superficial da água, quebrando assim as microgotículas que causam o embaçamento. 

Wesley Carrijo

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago