Photo by @ijeab / freepik
A perícia médica é um passo muito importante para concessão de vários benefícios do INSS. A perícia nada mais é que um procedimento médico, necessário para a avaliar o estado de saúde dos beneficiários de auxílios por incapacidade.
O seu objetivo é comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para exercer a profissão.
Para agenda pelo Meu INSS, por meio de aplicativo de celular ou pela internet:
1. Fazer login no Meu INSS;
2. Clicar em Do que você precisa?, e escrever Agendar Perícia. Em seguida: Novo Requerimento;
3. Escolher entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
4. Seguir as orientações que aparecem na tela;
5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
O agendamento também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 e seguir as instruções. Por esse meio é possível também atualizar o endereço e o telefone do beneficiário, se for o caso.
É importante reunir todos os documentos como:
É importante lembrar que os documentos não podem ter data de emissão acima de três meses quando forem apresentados no dia da perícia médica.
Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS basta acessar o portal Meu INSS ou aplicativo do INSS .
Passo a passo para receber a resposta do seu processo:
Há também a possibilidade de saber o resultado da perícia médica do INSS por meio do telefone, basta ligar no número 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.
1- Leve comprovantes: Tenha sempre a comprovação do seu agendamento, seja o número de protocolo fornecido no 135 ou o comprovante impresso pelo site do INSS;
2- Não se atrase: Chegue sempre com antecedência. Você pode não realizar a perícia por ter se atrasado.
3- Leve toda documentação: Leve sempre laudos, atestados, exames médicos (Ressonâncias Magnéticas, radiografias e etc) antigos e atuais que comprovem a sua doença, cópia do prontuário (caso tenha ficado internado), receitas médicas e a bula dos medicamentos que você usa.
4- Evite conversas desnecessárias: Responda apenas o que o perito perguntar, sem inventar ou aumentar os seus sintomas, lembrando que ele é quem deve conduzir a perícia.
5- Não minta: Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade. Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.
6- Seja educado: Ser gentil pode auxiliar na avaliação do médico, mas caso o perito se comportar de maneira inadequada, saiba que é possível realizar uma denúncia para a Ouvidoria do INSS logo após a consulta.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…