Um bom sistema de contabilidade pode ser o diferencial que sua empresa está buscando — afinal, é cada vez maior o número de obrigações acessórias que devem ser geradas e enviadas ao Fisco. Além disso, o uso de informações integradas e em tempo real é cada vez mais necessário no processo de tomada de decisão.
Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos cinco dicas para você escolher o sistema de contabilidade mais adequado à sua empresa ou ao seu escritório contábil, que poderá lhe ajudar nesses e em outros aspectos da rotina empresarial. Vamos lá?
Agilidade e confiança
A agilidade e a confiança nos processos contábeis são parâmetros que fazem toda a diferença na hora de buscar um sistema de contabilidade. É preciso buscar soluções inteligentes, que sejam de uso intuitivo e que, no caso de alguma dúvida, possam contar com suporte disponível de acordo com as suas necessidades.
Segurança dos dados
A contabilidade é uma parte bastante sensível de uma empresa, já que trata de informações financeiras e patrimoniais. Assim, na hora de escolher um sistema de contabilidade, procure aqueles que tenham bancos de dados com segurança reforçada — para evitar problemas com perda de informações ou acesso indevido das mesmas.
O acesso controlado, definido de acordo com o tipo de usuário, também deverá ser considerado nessa hora — a medida fortalece ainda mais a segurança dos dados contábeis.
Integração
A integração entre os diferentes módulos do sistema que será escolhido é essencial — boa parte das obrigações tributárias utiliza informações de mais de um departamento ao mesmo tempo. Isso permite ainda ganho de tempo e qualidade na informação — além de evitar esquecimentos e perdas de dados que devem passar por mais de um departamento.
Outra necessidade é a integração para envio automático de obrigações como o SPED, SPED Fiscal, SEFIP e DIRF, entre outros que fazem parte do calendário de obrigações acessórias das empresas.
Gerenciamento de atividades
Um bom sistema de contabilidade é aquele que também permite o gerenciamento das atividades — e, até mesmo, dos usuários. Foque em soluções que ajudem a controlar acessos e monitorar os usuários em relação aos processos e tarefas.
Essa possibilidade permite um melhor gerenciamento do desempenho de seus colaboradores e da realização de tarefas. Gerando muitos ganhos em produtividade, o gerenciamento de atividades evita atrasos na contabilização e ainda facilita a delegação de tarefas — já que é possível entender os processos de forma detalhada.
Automatização
As soluções contábeis, atualmente, precisam ser automatizadas. Você deve optar por um sistema que possibilite que as tabelas legais sejam carregadas automaticamente — evitando, além de perda de tempo, possíveis erros de digitação.
Além disso, é preciso escolher um sistema que permita tanto o agendamento quanto a realização automática de atualizações, fazendo com que elas sejam executadas quando for mais conveniente para você e sua empresa.
Neste post, mostramos que para escolher um sistema de contabilidade é preciso buscar agilidade e confiança, um sistema integrado e que forneça a possibilidade de gerenciamento dessas atividades — e que, além disso, permita a automatização de tabelas e dos procedimentos de atualização.
Fonte: SAGE Blog
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…