Imagem por @minervastudio / freepik
Combinação entre comportamento e técnica tornam o profissional mais valioso para o mercado de trabalho
Graduação, pós-graduação, cursos complementares…o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Mas será que apenas o conhecimento técnico ou acadêmico é o suficiente? Especialistas dizem que não!
Paulo Paiva, consultor em gestão empresarial e especialista em vida, carreira e negócios, com quase 20 anos de atuação em Gestão de Pessoas, afirma que o equilíbrio entre o conhecimento técnico e a postura comportamental é uma característica de um profissional talentoso e valioso.
Para os líderes e recrutadores, o especialista revela quatro perfis comportamentais. “Uma vez diagnosticado cada perfil, fica mais fácil fazer contratações de forma mais efetiva ou até mesmo desenvolver as lacunas técnicas ou comportamentais”, diz.
Paiva reforça que, ao mapear os diferentes perfis, é possível aumentar a produtividade de uma empresa de forma ilimitada. “Além dos perfis, é possível traçar problemas e, dessa forma, apontar, com muito mais assertividade, qual é o perfil de liderança com as características mais adequadas para solucionar uma questão e até mesmo inovar”, explica.
Enquanto as Hard Skills são as habilidades técnicas, de fácil mensuração, que podem ser quantificadas por instituições ou empresas, as Soft Skills referem-se a habilidades comportamentais.
Nos quase 20 anos de experiência no desenvolvimento de pessoas, Paiva reconhece a importância do desenvolvimento das duas habilidades e as mudanças no mercado. “As Hard Skills são um ponto de partida para o desenvolvimento profissional mas, no mercado atual, o conceito de competências técnicas têm mudado e não se limita mais a um diploma. Existe uma série de técnicas que ajuda tanto pessoas, quanto organizações a estarem à frente no mercado”.
O consultor comenta, ainda, os benefícios do trabalho realizado ao desenvolver as diferentes competências. “Em minha trajetória profissional, pude acompanhar estratégias que trouxeram excelentes resultados financeiros, melhora na estruturação e no clima organizacional para as empresas e até mesmo por profissionais”, declara.
Para acompanhar o mercado atual, Paiva lista algumas habilidades importantes para o desenvolvimento profissional.
Hard Skills
– Técnicas de redação;
– Conhecimento do uso das diferentes redes sociais;
– Edição de vídeos e imagens;
– Proficiência em idiomas, como o inglês;
– Experiência em softwares de armazenamento de dados (edição de planilhas);
– Gestão de pessoas e de projetos.
Soft Skills
– Comunicação;
– Liderança;
– Flexibilidade e resiliência;
– Trabalho em equipe;
– Criatividade;
– Proatividade;
– Empatia.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…