Imagem por @kitzcorner / Freepik
Com a finalidade de arrecadar tributos como Imposto de Renda, PIS, COFINS, CSLL e IOF, o DARF serve para recolher esses valores devidos para a Receita Federal. Por isso, em algum momento da vida, você vai se deparar com esse documento, tanto como pessoa física quanto jurídica.
Entretanto, emitir DARF online é muito simples e existem três formas diferentes de fazê-lo: pelo Sicalc Web, pelo portal e-CAC e também pelo próprio programa gerador da declaração do Imposto de Renda. Vamos saber mais?
Como citado, se você precisa pagar algum imposto, contribuição ou taxa embutida em alguma operação financeira cujo recolhimento aconteça para a Receita Federal, precisará emitir e pagar um DARF para cumprir essa obrigação fiscal.
O não pagamento de DARF gera juros e multa, portanto, é muito importante que você faça o pagamento do documento sempre dentro do prazo, evitando pagar DARF em atraso.
Se você está com dúvidas sobre como preencher o DARF para realizar a emissão do documento, saiba que existem três formas diferentes de fazer isso. A seguir, confira um passo a passo para cada uma delas.
Pelo Sicalc Web, você pode calcular e emitir o documento, esteja ele dentro do prazo de vencimento ou precise ser pago em atraso, pois ele já é ajustado com os devidos acréscimos na plataforma. Funciona assim:
Se precisar emitir o DARF para pagar o Imposto de Renda, faça o seguinte:
Se quando você terminou de transmitir a declaração do Imposto de Renda, foi quando emitiu o DARF do imposto devido, faz todo sentido emiti-lo novamente pelo próprio programa gerador da declaração, não é? Se desejar emitir dessa forma, você vai precisar:
Simples, não é? Depois de escolher a melhor opção para emitir o DARF online no seu caso, basta pagar o documento dentro do vencimento, para não gerar juros e multa. Se deixar atrasar, precisará emitir um novo DARF, pois, depois de vencido, ele perde a validade.
O pagamento do DARF pode ser efetuado pelo internet banking do seu banco ou no caixa eletrônico. O único cuidado que você precisa ter é sempre fazer o pagamento antes da data de vencimento, para evitar multa e juros, bem como para não ter o trabalho de emitir outro DARF.
Normalmente, o local para pagamento desse documento fica separado dentro dos sistemas dos bancos, não fica junto com a área de boletos normais. Mas é facilmente identificado pelo próprio nome DARF ou como tributos/impostos.
Às vezes, o DARF pode não ter código de barras, dependendo da forma escolhida para emiti-lo ou do tributo envolvido. Isso é muito comum, fique tranquilo. Para pagar esse DARF pela internet, ou seja, sem a necessidade de fazer a impressão do documento, siga os seguintes passos:
Ainda ficou com alguma dúvida sobre como emitir seu DARF online? Participe da comunidade da Leoa. Lá, temos especialistas sempre prontos para ajudar você a responder dúvidas referentes a Imposto de Renda, ganho de capital, restituição, malha fina e muito mais!
Fonte: Leoa
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…