Escritórios de contabilidade enfrentam dia a dia uma rotina bastante atribulada, visto que lidam com inúmeros processos, onde cada um é subdividido em várias etapas.
Em outras palavras as rotinas contábeis dos escritórios de contabilidade são desafios que pedem soluções práticas, funcionais e eficientes, sempre levando em conta o tamanho da carteira de clientes.
O objetivo nesse artigo é falar sobre essas rotinas contábeis e dar dicas de organização para otimizar o fluxo, tornando sua empresa mais produtiva, portanto, mais rentável e mais competitiva.
É fundamental a escolher de forma assertiva o sistema contábil que adotará para seu escritório.
Essa escolha deve ser feita levando em consideração o tamanho do escritório, o volume de demandas e da carteira de clientes.
Avalie bem para não optar por um sistema maior do que necessita, gerando custos desnecessários, ou ainda, menor do que lhe atende, deixando falhas nos processos.
A formação de uma equipe bem selecionada faz toda a diferença.
Busque profissionais capazes, experientes, flexíveis e abertos a novos aprendizados e tecnologias e capacite-os constantemente, desde o bom uso das ferramentas até o bom relacionamento tanto dentro da Empresa quanto na relação com os clientes.
Inclusive é fundamental identificar o perfil de cada um dos membros da equipe, delegando competências de forma adequada.
Existem ferramentas e profissionais especializados em traçar e direcionar perfis.
Um time bem afinado garante boa parte do sucesso do negócio.
E por fim, o terceiro e mais importante fator ou pilar, dessa estrutura, afinal, tudo é preparado para atender O Cliente.
Sem ele não existe empresa, não existe função e, portanto, não existe faturamento.
Dedique tempo ao seu cliente.
Busque conhece-lo bem e principalmente, treine-o dentro das necessidades das rotinas contábeis, para que ele entenda exatamente não somente o que deve fornecer ao escritório de contabilidade, mas como fornecer.
A entrega, por parte do departamento financeiro do cliente, de toda a documentação necessária, de forma correta e dentro do prazo correto faz toda a diferença no bom atendimento do escritório de contabilidade.
Essa parceria se faz necessária.
Aqui a disciplina é a palavra de ordem.
As obrigações acessórias representam um dos grandes desafios para qualquer escritório de contabilidade.
A rotina disciplinar exige, para seu bom cumprimento:
Antes de tudo é preciso conhecer e compreender todos os processos do escritório, deixa-los bem definidos, com regras pré-estabelecidas e de tal forma que fique fácil classificar quais as atividades essenciais, quais as necessidades urgentes e quais são os gargalos.
Tudo isso levando em conta a complexidade de cada processo.
Uma ideia interessante é um mapeamento de processos, com desenhos, caminhos, podendo usar inclusive cores para diferenciá-los e facilitar a visualização das tarefas inseridas em cada etapa bem como a automação rotineira.
Seguem algumas dicas:
Já falamos em outro artigo sobre a necessidade de cuidar da comunicação externa, do marketing contábil, contudo, vamos lembrar que a comunicação interna é de suma importância para o bom fluxo do trabalho.
É extremamente relevante que a equipe se comunique de forma efetiva e eficiente e para tanto a empresa deve oferecer as ferramentas e estratégias necessárias, tais como:
Todo escritório de contabilidade, que tem suas rotinas contábeis bem definidas, possui documentos, informações, dados, planilhas, tabelas, que precisam ser compartilhadas para que o trabalho mantenha um padrão de qualidade.
Dessa forma é importante ter um sistema de gestão que permita o compartilhamento dessas informações, de forma eficiente e segura.
Podemos chamar de gargalos processuais tudo aquilo que gera desorganização, erros, perdas de tempo, de dinheiro e até de clientes.
Por isso, é imprescindível identificar e eliminar esses gargalos.
Alguns mais comuns são a falta de capacitação técnica, procrastinação, trabalhos manuais, entre outros.
E como preveni-los e elimina-los? Mantendo uma boa comunicação interna, um relacionamento positivo entre toda a equipe e seus gestores , com a prática de reuniões, no mínimo semanais, onde todas as questões podem ser debatidas, sugestões possam ser feitas, avaliadas e consideradas.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Fonte: Facilite
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…