Imagem Por Pressmaster / elements envato
Quem atingir determinada faixa etária pode ter direito a Aposentadoria por Idade, desde 2019, ano em que a Reforma passou a vigorar esse tipo de aposentadoria sofreu algumas mudanças.
A primeira grande mudança foi que a aposentadoria por tempo de contribuição foi extinta com a chegada da Reforma da Previdência de 2019, e a aposentadoria por idade se tornou a principal forma de conseguir o benefício.
Se você começou a trabalhar antes da Reforma da Previdência (13/11/2019), e completou estes requisitos abaixo até o dia 12/11/2019, você terá direito a aposentadoria por idade
Requisitos:
Valor da aposentadoria: 70% da média dos seus maiores salários + 1% para cada ano completo de trabalho.
Regra de transição
Porém se você tenha começado a trabalhar antes da Reforma mas ainda não completou os requisitos necessários até o início dela, você deve ficar de olho nesta regra de transição:
Requisitos:
Valor da aposentadoria: 60% da média de todos os seus salários + 2% ao ano que ultrapassar 20 anos para homens e 15 anos para mulheres
Trabalhadores urbanos
Se você começou a trabalhar depois da vigência da Reforma, para ter direito à aposentadoria por idade você precisa cumprir os requisitos:
Valor da aposentadoria: 60% da média de todos os seus salários + 2% ao ano que ultrapassar 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
A aposentadoria por idade rural não sofreu modificações com a Reforma.
Requisitos:
A aposentadoria por idade híbrida possibilita o trabalhador a unir o período de carência urbano e o tempo de atividade rural para poder obter a Aposentadoria Rural por Idade.
Aposentadoria Híbrida até 12/11/2019:
A partir de 13/11/2019:
*Não existe uma Regra de Transição para este tipo de aposentadoria
O benefício de aposentadoria por idade da pessoa com deficiência é concedido para quem cumpre os seguintes requisitos:
*Podemos considerar pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…