Aposentadoria - Imagem De Pixel-Shot / Adobe Stock / editado por Jornal Contábil
Atualmente os segurados do INSS podem contar com 5 principais tipos aposentadorias, e mesmo que você esteja longe de se aposentar, ficar por dentro do que elas exigem pode te ajudar a planejar seu futuro.
E para quem está pertinho de realizar esse sonho saber sobre os requisitos e valores das aposentadorias é mais importante ainda.
Então confira os tópicos abaixo e saiba mais!
Essa aposentadoria não existe mais após a Reforma da Previdência, mas foram criadas regras de transição para aqueles trabalhadores que iniciarem suas contribuições antes da aprovação da reforma porém não concluíram os requisitos até a data da vigência.
O valor da Aposentadoria por Tempo de Contribuição antes da reforma era a média dos seus 80% maiores salários de contribuição, desde 07/1994 até 11/2019.
Regra da Idade Progressiva
Cálculo:
Regra do Pedágio 100%
Cálculo:
Regra do Pedágio 50%
Regra válida para as pessoas que faltavam menos de dois anos de contribuição para se aposentar
Cálculo:
A aposentadoria por idade é um dos principais benefícios da previdência, concedida aos segurados do INSS que atingiram determinada faixa etária.
Para quem começou a trabalhar antes da vigência da Reforma da Previdência e completou os requisitos até o dia 12/11/2019:
Para quem começou a trabalhar antes a vigência da Reforma da Previdência mas não completou os requisitos até o dia 12/11/2019, existe uma regra de transição:
Cálculo: 70% da média dos maiores salários + 1% ao ano completo de trabalho.
Para quem começou a trabalhar após a vigência da Reforma da Previdência:
Cálculo: 60% da média de todos os salários + 2% ao ano acima do tempo mínimo de contribuição.
Na aposentadoria por pontos, é feita a soma da idade com o tempo de contribuição para o INSS.
Requisitos para Homens
Requisitos para Mulheres
Cálculo:
Benefício previdenciário concedido ao trabalhador que atua em uma função ou ambiente de trabalho com exposição a agentes nocivos, apresentando, assim, riscos à sua saúde ou integridade física.
Para se aposentar nesta categoria é preciso cumprir os seguintes requisitos:
Antes da reforma:
Antes da reforma era necessário somente o tempo trabalhado na atividade especial
Cálculo:
Após a reforma:
Após a reforma além do tempo de atividade especial é exigido a idade mínima
Caso você já estivesse trabalhando, mas não cumpriu os requisitos para o benefício até a vigência da Reforma, você entrará na Regra de Transição
Cálculo:
A aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.
As regras para a aposentadoria por invalidez são:
Cálculo:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…