Você está com uma perícia do INSS marcada? Se sim, confira nossas 3 dicas indispensáveis para a perícia médica do INSS.
Frequentemente, vemos os segurados com receio da perícia, sem saber o como proceder nessa hora e com medo de perder o benefício por não apresentar os requisitos exigidos.
Portanto, pensando nisso, criamos este post especialmente para sanar essas dúvidas e aliviar a tensão de quem está se preparando para este momento.
Assim, se você for passar por uma perícia, continue esta leitura e aproveite essas dicas.
DICA 01: MANTENHA SUA DOCUMENTAÇÃO COMPLETA E ATUALIZADA – PERÍCIA MÉDICA DO INSS
Antes de tudo, o segurado precisa ficar atento à documentação que deve apresentar.
Mantenha a documentação atualizada e completa, pois isso é fundamental para uma perícia bem sucedida, pois um completa o outro.
Quando dizemos documentação atualizada, não estamos falando apenas do seu endereço e documentos pessoais, mas, principalmente dos documentos que comprovam a sua incapacidade.
Documentos como laudos médicos, exames médicos, receitas, etc. documentos que comprovam a sua situação de saúde e que você não está em condições para o trabalho.
Manter essa documentação atualizada significa que seus laudos mais recentes devem ter 03 meses ou menos, para atestar que aqueles laudos e exames refletem a sua situação de saúde atual.
Verifique se você está apresentando os exames corretos e se os laudos são específicos daquela incapacidade que você está sofrendo e pleiteando seu benefício perante o INSS.
DICA 02: APENAS RESPONDA O QUE LHE PERGUNTAREM E FOQUE NO SEU PIOR PROBLEMA – PERÍCIA MÉDICA DO INSS
Quem conduz a perícia é o perito, portanto, evite o excesso de informações desnecessárias.
Resposta ao que o perito lhe questionar e evite abordar assuntos que não foram questionados na perícia.
Além disso, entenda que se você está se afastando por um problema de saúde, este é o foco da sua solicitação. Portanto, evite abordar outros problemas menores, caso não tenham ligação com a incapacidade que gerou o seu afastamento.
DICA 03: DEIXE CLARO COMO A SUA INCAPACIDADE AFETA O SEU TRABALHO
Por fim, uma dica muito importante é demonstrar que a sua incapacidade afeta o seu trabalho.
Isso será comprovado através dos seus laudos e exames, mas, quando tiver oportunidade, esclareça como aquela incapacidade impede você de executar as suas tarefas trabalhistas no dia a dia.
Essas são as nossas 3 dicas indispensáveis para a perícia médica do INSS. Se você tem mais alguma dúvida sobre este assunto, deixe um comentário para nós.
Lembramos que se você tem alguma dificuldade para fazer a sua solicitação, entender quais são os seus direitos, busque o apoio de um advogado previdenciário.
Por último, lembre que a decisão INSS não é absoluta. Isso significa que se o INSS nega um benefício injustamente é possível recorrer judicialmente judicialmente desta decisão.
Nesses casos, busque sempre o apoio de um advogado previdenciário de sua confiança para te auxiliar nessa análise.
Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a nossa equipe especialista em causas previdenciárias.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Original de Aposentadoria do INSS