Infelizmente, o desemprego ainda é a realidade de muitos brasileiros, que muitas vezes acabam passando dificuldades e consequentemente entrando em condição de vulnerabilidade social. Afinal de contas, sem uma fonte de renda mensal, é natural que a pessoa tenha impedimentos para custear suas necessidades essenciais, como alimentação e saúde, fora os boletos que não param de chegar.
Diante deste cenário, atualmente, o governo oferece diferentes tipos de amparos financeiros voltados à essa parcela da população. Em suma, os benefícios possuem caráter social ou trabalhista, mas ainda com o mesmo objetivo de garantir o auxílio às pessoas em situação de desemprego ou/e vulnerabilidade social.
Dito isso, conheça pelo menos 4 benefícios que podem ser solicitados por desempregados, desde que as exigidas condições sejam atendidas.
O benefício direciona pagamentos bimestrais à famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (Cadúnico). Em suma, o auxílio busca garantir uma ajuda financeira na compra do gás de cozinha, frente às constantes altas do produto.
Até então, o auxílio-gás era pago no valor equivalente a 50% do preço em que o botijão de 13 kg é comercializado. No entanto, mediante a aprovação da PEC dos benefícios, é provável que os repasses sejam dobrados no próximo mês, subindo a cota do provento para R$ 120.
Quais requisitos preciso atender para receber o benefício?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) diz respeito a um provento assistencial regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Seus pagamentos são voltados a idosos com 45 anos ou mais ou a pessoas com deficiência (PCD) de qualquer idade.
Vale reforçar que o benefício tem natureza assistencial, logo, também é estabelecido um limite de renda ao qual os beneficiários precisam estar enquadrados para receber os valores. Os repasses são mensais e seguem a quantia determinada para o salário mínimo, atualmente, em R$ 1.212.
Quais requisitos preciso atender para receber o BPC?
A Tarifa Social de Energia Elétrica concede descontos na conta de luz proporcionais ao consumo de energia. No caso de indígenas ou quilombolas, as reduções na fatura podem chegar a 100% do valor total.
Quais requisitos preciso atender para receber a TSEE?
Dentre as diversas modalidades de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), está a possibilidade voltada aos cidadãos que estão à 3 anos ou mais desempregados.
Por norma, o saque é liberado quando a pessoa está há 3 anos consecutivos ou mais sem registro na carteira de trabalho.
Veja outras formas de acessar o saldo do fundo
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…