Designed by @diana.grytsku / Freepik
Seis em cada dez empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos de operação.
Isto é o que apontam os dados da Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, divulgada em outubro de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda segundo o levantamento, cerca de apenas 40% das 597.200 empresas criadas em 2012 estavam ativas em 2017.
Analisando este cenário, e pensando em oferecer ferramentas estratégicas que auxiliem o empreendedor, Márcio Ribeiro, proprietário da rede Iroha Sushi, aponta os cinco maiores erros que um empresário pode cometer ao abrir seu negócio.
“Alguns deslizes podem parecer simples e superficiais mas acabam impactando a rotina do estabelecimento e o andamento do serviço como um todo.
Logo, um conteúdo claro e didático se faz necessário para trazer mais embasamento teórico-prático aos proprietários de estabelecimentos”, ressalta Márcio.
Traçar uma estratégia de divulgação é fundamental para que o público saiba que seu negócio está ativo e possui seus respectivos diferenciais.
“Uma ideia simples e eficaz que certamente vai impulsionar muito a visibilidade do seu negócio é apostar alto no Instagram.
Especificamente em sorteios e promoções nessa rede.
Essa estratégia, adaptada ao seu modelo de negócio, claro, tende a ser altamente assertiva e lhe garantir, além de divulgação online, relevância”, explica o proprietário do Iroha Sushi.
Ao que parece, trata-se de uma dica que pode ser um tanto quanto “óbvia” para algumas pessoas, no entanto, Márcio explica a fundo todos os aspectos que estão envolvidos no comprometimento do empreendedor com a qualidade do seu produto.
“Estar atento a qualidade envolve mais do que vender um produto que acredita-se ser bom. Envolve você conhecer a fundo seu produto.
No caso do ramo gastronômico, especificamente, o proprietário precisa conhecer tudo o que envolve o produto que está sendo comercializado dentro do seu estabelecimento e isto vai desde os ingredientes utilizados até as preferências do público”, destaca o empresário.
Região, concorrência e perfil do cliente são três fatores que, segundo Márcio, devem estar no radar de quem busca abrir um negócio físico.
“Por exemplo: se você pretende abrir um restaurante na Faria Lima, em São Paulo, precisa estar ciente de que trata-se de um ponto comercial.
Logo, a maioria das pessoas que passa o dia por lá, trabalha nos escritórios e sai apenas no horário de almoço – portanto, precisam de opções mais acessíveis e rápidas, visto que se tem uma hora de almoço.
Logo, envolve toda uma logística nesse horário que precisa funcionar de maneira rápida e assertiva”, ressalta Márcio.
“O processo seletivo dos funcionários é algo que deve ser altamente criterioso, visto que são essas pessoas que vão ajudar o seu negócio a crescer e se estabilizar.
Todos precisam estar alinhados com a proposta do negócio – dando conta das suas respectivas funções e dos horários de pico, no atendimento ao cliente, durante o dia – e querendo crescer junto com a empresa.
Isso é primordial”, enfatiza o empresário.
Contar com um capital de giro – e com uma reserva separada – é fundamental para que determinado negócio se estabeleça com mais organização e responsabilidade.
“Nem sempre seu negócio vai estar indo super bem e você precisa ter como arcar com os períodos mais difíceis sem fechar as portas de vez.
Essa medida exige: planejamento financeiro, capacidade de adaptação e visão a médio/longo prazo”, aponta Márcio.
Seguindo estes conselhos, Márcio acredita que os novos empreendedores conseguiram organizar melhor seu plano de negócios e obter mais sucesso em sua empreitada.
“Um dos meus objetivos pessoais é aproveitar a minha bagagem para ajudar outras pessoas, no caso, outros empresários.
Creio que, se nos ajudarmos, todos lucram”, finaliza.
Por Márcio Arlindo Ribeiro, Sócio-fundador da rede de restaurantes Iroha Sushi.
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…
Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…