Empresas do grupo:

Início » Conheça 5 motivos que levam à exclusão do MEI

Conheça 5 motivos que levam à exclusão do MEI

por Wesley Carrijo
4 minutos ler
Designed by fernandoks / istockphoto

Hoje vamos citar 5 motivos que levam a exclusão do MEI, pois, existem muitos pontos que levam a exclusão do microempreendedor e na matéria de hoje vamos mostrar como você pode evitar isso.

Continue conosco e confira. 

Primeiramente vamos esclarecer o que é MEI

A sigla MEI, quer dizer Microempreendedor individual, este regime tributário muito utilizado no Brasil, o MEI é um regime fácil, é a forma mais simples de abrir e manter uma empresa, porém na prática a rotina dos microempreendedores é bem diferente. 

Agora vamos citar os cinco motivos por que um MEI pode ser excluído deste regime.

Limite de Faturamento 

Todo microempreendedor tem limite de faturamento de R $81. 000,00 ao ano.

Se ele ultrapassar esse limite o microempreendedor individual é desenquadrado e o valor que foi ultrapassado poderá ser tributado com a alíquota do Simples Nacional.

Abrir outra filial

Normal que com o crescimento do seu negócio, você queira expandir e abrir uma nova filial, nestas situações é primordial fazer um estudo de caso avaliando se há ou não a necessidade de abrir uma filial e escolher um regime tributário que se enquadra no seu tipo de empresa.

Designed by @Flamingo Images / shutterstock
Designed by @Flamingo Images / shutterstock

Não pagar o DAS

Caso você não efetue o pagamento do imposto DAS, isto pode gerar a exclusão automática do MEI e logo ele passa a ser tributado pela alíquota do Simples Nacional. 

Alteração do Ramo das atividades 

De acordo com a Resolução CGSN n° 40/2018 e alteração do código civil Art. 966 da Lei n° 10. 406 de 10 de janeiro de 2002, não é permitida a alteração da natureza jurídica de empresário individual. 

Ser sócio de outra empresa 

Se o empresário se tornar um sócio em outra empresa, logo ele será desenquadrado do MEI. 

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Laís Oliveira

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More