O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, também conhecido como CadÚnico, é um meio que permite que o Governo possa conhecer melhor a realidade socioeconômica do país e estruturar seus programas e benefícios diretos. Funcionando como um banco de dados de informações sobre as famílias de baixa renda.
Para que o CadÚnico serve?
O CadÚnico é usado para selecionar e incluir famílias de baixa renda em programas federais como:
- Auxilio Brasil
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Bolsa Verde;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- ID Jovem;
- Carteira do Idoso;
- Auxílio Emergencial;
- Isenção de taxas em Concursos Públicos.
- Também utilizado para seleção de programas municipais e estaduais
Quem pode se inscrever?
- Famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo R$ 522,50
- Famílias com renda mensal total máxima de até três salários R$ 3.135,00;
- Famílias com renda superior às mencionadas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando qualquer programa ou benefício que utilize o Cadastro Único como pré-requisito.
Também podem se cadastrar aquelas pessoas que moram sozinhas e que constituem o que chamam de famílias unipessoais, e os que estejam em situação de rua sozinhos ou com a família.
Como me inscrever no CadÚnico?
Primeiro é importante saber que quem for fazer o cadastro deve ser o responsável pela Unidade Familiar (RF) com mais de 16 anos e ser mulher preferencialmente. Essa pessoa ficará responsável, por disponibilizar as informações dos membros da família e de atualizá-las, quando necessário.
A inscrição no Cadastro Único passa por 4 fases:
- Cadastro;
- Disponibilização de documentos comprobatórios;
- Entrevista;
- Confirmação do cadastro.
1- Cadastro
O cadastro no CadÚnico só é feito de forma presencial. Geralmente, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é quem realiza o cadastramento das famílias.
2- Documentos
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade – RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.
3- Entrevista
Nesta etapa você passará por um entrevista onde o entrevistador social fará algumas perguntas referentes a vários aspectos da realidade da família, como:
- Características do domicílio;
- Quem são os membros da família;
- Presença de membro com deficiência na família;
- Despesas;
- Grau de escolaridade dos integrantes;
- Características de trabalho e remuneração dos integrantes da família
- Se a família é indígena ou quilombola.
4- Confirmação do cadastro.
Para confirmar se você faz parte do CadÚnico basta você fazer uma consulta pelo site do Ministério da Cidadania é simples.
- Acesse o site do Cadastro Único.
- Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora.
- Clique em “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.
Você também pode conferir pelo aplicativo aplicativo do Cadastro Único ou pelo telefone 0800 707 2003