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Conheça agora as 4 fases do CadÚnico

por Esther Vasconcelos
4 minutos ler
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O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, também conhecido como CadÚnico, é um meio que permite que o  Governo possa conhecer melhor a realidade socioeconômica do país e estruturar seus programas e benefícios diretos. Funcionando como um banco de dados de informações sobre as famílias de baixa renda.

Para que o CadÚnico serve?

O CadÚnico é usado para selecionar e incluir famílias de baixa renda em programas federais como:

  • Auxilio Brasil 
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Programa Casa Verde e Amarela;
  • Bolsa Verde;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso;
  • Auxílio Emergencial;
  • Isenção de taxas em Concursos Públicos.
  • Também utilizado para seleção de programas municipais e estaduais

Quem pode se inscrever?

  • Famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo R$ 522,50 
  • Famílias com renda mensal total máxima de até três salários R$ 3.135,00;
  • Famílias com renda superior às mencionadas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando qualquer programa ou benefício que utilize o Cadastro Único como pré-requisito.

Também podem se cadastrar aquelas pessoas que moram sozinhas e que constituem o que chamam de famílias unipessoais, e os que estejam em situação de rua sozinhos ou com a família.

Como me inscrever no CadÚnico?

Primeiro é importante saber que quem for fazer o cadastro deve ser o responsável pela Unidade Familiar (RF) com mais de 16 anos e ser mulher preferencialmente. Essa pessoa ficará responsável, por disponibilizar as informações dos membros da família e de atualizá-las, quando necessário.

A inscrição no Cadastro Único passa por 4 fases:

  1. Cadastro;
  2. Disponibilização de documentos comprobatórios;
  3. Entrevista;
  4. Confirmação do cadastro.

1- Cadastro

O cadastro no CadÚnico só é feito de forma presencial. Geralmente, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é quem realiza o cadastramento das famílias.

2- Documentos

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

3- Entrevista

Nesta etapa você passará por um entrevista onde o entrevistador social fará algumas perguntas referentes a vários aspectos da realidade da família, como:

  • Características do domicílio;
  • Quem são os membros da família;
  • Presença de membro com deficiência na família;
  • Despesas;
  • Grau de escolaridade dos integrantes;
  • Características de trabalho e remuneração dos integrantes da família
  • Se a família é indígena ou quilombola.

4- Confirmação do cadastro.

Para confirmar se você faz parte do CadÚnico basta você fazer uma consulta pelo site do Ministério da Cidadania é simples.

  • Acesse o site do Cadastro Único.
  • Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora.
  • Clique em “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.

Você também pode conferir pelo aplicativo aplicativo do Cadastro Único ou pelo telefone 0800 707 2003

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