Categories: ChamadasMEI

Conheça as 20 atividades mais populares para MEI

Ser MEI (Microempreendedor Individual) pode gerar boas oportunidades, como poder emitir notas fiscais e ter seu próprio estabelecimento sem muita burocracia e sem gastar muito. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais ocupações são permitidas para se enquadrar como MEI.

No post de hoje veremos quais as atividades mais comuns para MEI, além de quais são os benefícios e deveres de um Microempreendedor Individual. Vamos começar entendendo como podemos nos tornar MEI.

Como se tornar um MEI

Tornar-se um MEI é muito simples. Primeiro, é necessário acessar o Portal do Empreendedore realizar seu cadastro. Ao final do cadastro você já receberá seu CNPJ, ou seja, você já tem uma empresa no seu nome. Agora é a hora de adquirir seu alvará de funcionamento.

Para isso, vá até a prefeitura e informe-se sobre quais documentos serão necessários. Geralmente, você precisará de um documento emitido pelo corpo de bombeiros. Se a sua empresa é do ramo alimentício, também precisará de um documento da vigilância sanitária. Feito isso, é só voltar à prefeitura para entregar os documentos. Eles vão te cadastrar no sistema da prefeitura para você ter acesso à emissão de nota fiscal e entregar o alvará.

Esse processo realizado na prefeitura e os documentos que eles pedem podem mudar, pois depende da administração de cada município. Então, por isso é importante ir até o órgão municipal e se informar como é feito o cadastro para conseguir seu alvará de funcionamento.

Benefícios e deveres do MEI

Ser MEI proporciona alguns benefícios para o trabalhador, como o direito à aposentadoria por idade, auxílio doença, aposentadoria por invalidez e salário-maternidade. Além dos benefícios previdenciários, o MEI paga apenas um imposto fixo mensal.  

Outros benefícios ficam por conta da desburocratização da criação da empresa, que é muito rápida e necessita de poucos processos, e da facilidade em conseguir empréstimos em nome da empresa.

Por outro lado, o MEI também tem deveres, como pagar em dia a contribuição mensal, manter o alvará de funcionamento dentro da validade e fazer a declaração anual. Porém, comparado com outras empresas, são poucos os deveres.

Tudo isso foi feito para que as pessoas que tinham um trabalho informal pudessem criar sua empresa e, assim, ganhar benefícios e contribuir com o governo. Dessa forma, várias pessoas que eram autônomas puderam e ainda podem se tornar MEIs.

20 atividades mais comuns para MEI

Confira abaixo, as 20 atividades mais comuns para quem é MEI:

  1. artesão;
  2. cabeleireira;
  3. massagista;
  4. pintor;
  5. vendedor de roupas;
  6. eletricista;
  7. professor particular;
  8. pedreiro;
  9. bares;
  10. minimercados;
  11. barbeiro;
  12. diarista;
  13. doceiro;
  14. esteticista;
  15. fotógrafo;
  16. guia de turismo;
  17. jardineiro;
  18. maquiador;
  19. taxista;
  20. tatuador.

Estas são atividades mais comuns, mas no Portal do Empreendedor você encontra uma lista contendo todas as atividades que alguém pode praticar sendo MEI. Então, se você tem um trabalho informal que se enquadra em uma das atividades MEI descritas no site e quer ter os benefícios de previdência, faça seu cadastro.

Dessa forma, você pode emitir notas fiscais para seus clientes pelos produtos e serviços que você oferece. Além disso, garante aposentadoria e consegue empréstimos melhores para investir em sua empresa.

Dica rápida: Se você quer assessorar MEIs e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando sua carreira contábil e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI para Contabilidade um treinamento completo onde você vai aprender passo a passo tudo que um Estudante, Recém Formado, Contador Iniciante ou até um Contador com experiência em outras áreas precisa saber para se tornar um especialista em MEIs e prestar serviços para esses profissionais a um preço acessível. Para saber mais clique aqui e transforme sua carreira profissional!

Conteúdo original Code Money

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

9 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago