Chamadas

Conheça as alternativas para quem não pode abrir um MEI

Começar a empreender se tornou uma tarefa menos complicada com o surgimento do MEI – Microempreendedor Individual, uma vez que o procedimento de abertura do negócio e obtenção do CNPJ é facilitado nesta modalidade.

Porém, há uma lista de atividades permitidas ao MEI, na qual os profissionais liberais geralmente não se incluem. Dessa maneira, quem exerce uma profissão para a qual é exigida uma formação técnica ou universitária não pode utilizar este regime (ex: engenheiro, psicólogo, dentista, médico veterinário, etc).

Tendo em vista este impedimento, é importante conhecer as alternativas para o exercício da atividade com um CNPJ, que são:

Empresário Individual

Neste modelo, a atividade é desenvolvida pessoalmente pelo profissional, sem a presença de sócios e com responsabilidade ilimitada. Ou seja, o titular do negócio presta serviços em nome próprio e o seu patrimônio pessoal é atingido em caso de dívidas, ainda que contraídas com a utilização do CNPJ. Vale ressaltar que não há exigência de um valor mínimo para a sua constituição.

EIRELI

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada também se destina a negócios nos quais não há sócios, mas apresenta duas diferenças principais em relação ao Empresário Individual: é exigido um investimento inicial mínimo para a formação do capital social (100 salários mínimos) e a responsabilidade do seu titular por dívidas eventualmente contraídas é limitada, de maneira que o seu patrimônio pessoal não é afetado.

Sociedade Limitada Unipessoal

A última alternativa para o exercício da atividade de forma individual é a constituição de uma Sociedade Limitada Unipessoal. Este modelo reúne as melhores características dos mencionados anteriormente: não exige investimento inicial mínimo e a responsabilidade do empresário é limitada.

Além destas possibilidades, existem os formatos destinados a empresas composta por dois ou mais sócios, tais como:

Sociedade Simples

Este é o modelo típico das sociedades de profissionais liberais, já que se destina a atividades de natureza intelectual, científica, literária ou artística. Na Sociedade Simples, o que prevalece é a atuação pessoal dos sócios por meio da prestação direta dos serviços. Além disso, a responsabilidade dos sócios é determinada pelo ajuste formalizado no contrato social, o qual pode definir uma limitação ou não. Cumpre destacar que o seu registro é feito no Registro Civil de Pessoas Jurídicas (cartório).

Sociedade Empresária Limitada

Por fim, na Sociedade Empresária Limitada, diferentemente da Sociedade Simples, é desenvolvida uma atividade econômica de forma organizada para a produção bens ou circulação de serviços com objetivo lucrativo. Assim, os produtos ou serviços oferecidos ao mercado não são necessariamente feitos pelos sócios, mas sim originados de uma organização de fatores de produção. Neste formato, a responsabilidade dos sócios é limitada por determinação legal e o registro efetuado na Junta Comercial.

Como se vê, para além do MEI, existem diversas alternativas para quem deseja empreender e cada uma possui características específicas. Da mesma forma, cada negócio tem suas particularidades e, por isso, a decisão sobre qual formato adotar deve ser precedida de uma análise cautelosa das possibilidades para que a escolha seja a mais adequada à realidade presente.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aquie entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Conteúdo original por Elisa Dias Alves Advogada, pós-graduanda em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuo auxiliando empreendedores com as burocracias que envolvem os seus negócios para que coloquem suas ideias em prática de forma segura. Outros conteúdos relevantes e um pouco de mim também no instagram: @elisadiasalves. Whatsapp: (32) 98413-7879. E-mail: elisadiasalves.adv@gmail.com

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago