Tributos

Conheça as iniciativas do IBPT que completou 30 anos em dezembro

Um dos maiores órgãos tributários do país, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) completou 30 anos em dezembro e marca sua história com a missão de levar uma linguagem mais clara e precisa sobre a realidade do sistema tributário do país e por ser pioneiro na criação de estratégias para empresas a partir de dados fiscais, sempre aliado à evolução tecnológica e à capacitação de sua equipe.

Leia também: Tributos, taxas e impostos. entenda a diferença entre eles!

O IBPT foi fundado em 12 de dezembro de 1992 por Gilberto Luis do Amaral, atual presidente do instituto, João Eloi Olenike, atual presidente-executivo, Amazonas Francisco do Amaral e Noé Galdamez com o objetivo inicial de reunir profissionais de diversos setores para discussão de temas tributários.

De 1993 a 1996, o IBPT evoluiu e compreendeu que era necessário racionalizar o custo tributário empresarial e promoveu na época seminários, fóruns e reuniões focadas no planejamento tributário para se fazer entender este tema com maior profundidade. Já em 1997, o IBPT passou a contribuir com a sociedade a partir de estudos, com o levantamento sobre carga tributária brasileira, tornando esta uma das principais marcas da entidade.

Em 1999 foi realizado pelo IBPT o primeiro Congresso Brasileiro de Planejamento Tributário, reunindo tributaristas de todo o país para discussão de temas relevantes no meio acadêmico, científico, econômico e empresarial, sendo inovador para a época, tendo como assunto central a competitividade no mundo globalizado. Na ocasião, o IBPT também concedeu premiações para os tributaristas mais destacados. O evento teve 5 edições.

Governança Tributária

Em 2002, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação passou a se dedicar à governança tributária para promover a discussão da gestão de tributos no foco da governança. Como resultado desta nova fase, foi fundado o IGTAX, com o objetivo de disseminar a importância de um programa de transparência e mitigação de riscos nas operações tributárias em grandes empresas.

Impostômetro

Um dos maiores painéis de levantamento tributário do país, o Impostômetro, foi idealizado em 2004, com lançamento em 2005, para conscientizar a população quanto à carga tributária nacional. O painel é hoje a maior referência de acompanhamento de quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e quanto a sociedade paga de impostos do que se consome no dia a dia.

Leia Também: Veja a inflação da ceia de Natal em 2022

Empresômetro

Nascida a partir de um estudo sobre todas as empresas do Brasil, a primeira spin-off do IBPT foi idealizada em 2012 como uma fonte de senso de informações e dados para organizações do território nacional. O Empresômetro se transformou em uma empresa de tecnologia voltada à inteligência de negócios com base em dados públicos, sendo estratégica para grandes empresas de diversas frentes de atuação e oferecendo dados relevantes para decisão de negócios em todos os aspectos, meios e frentes de atuação.

O maior banco de dados do Brasil

Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT, explica que o instituto detém hoje o maior banco de dados tributários do Brasil. “Toda a metodologia de monitoramento e custos tributários e dados empresariais é permitida a partir da Lei de Acesso à Informação. Assim fomentamos nosso banco de dados todas as informações que interessam para formulação de estudos tributários e acompanhamento das cargas tributárias”, pontua.

IBPT Educação

Em 2018 foi criado o IBPT Educação, spin-off corporativa do IBPT com o intuito de promover educação tributária por meio de cursos online e eventos presenciais com o selo de qualidade da marca IBPT. Letícia Amaral, vice-presidente, está à frente deste segmento do instituto, permitindo acesso à cursos essenciais para profissionais do setor, como o curso Formação de Tributarista, que já formou mais de 5 mil alunos.

Desafios fiscais e tributários

Gilberto Luiz do Amaral vê o IBPT como uma forma de tornar o sistema tributário brasileiro ainda mais claro e transparente à população. “Nosso sistema é muito complexo, todos os anos milhares de normas são criadas e a todo momento impostos são pagos, ajustados ou criados. O IBPT seguirá na missão de tornar essa linguagem cada vez mais clara à sociedade, caminhando de mãos dadas com a tecnologia e a formação de profissionais para termos sistemas e tributaristas prestando o melhor serviço à população. Essa foi a nossa missão nestes 30 anos e seguiremos neste objetivo”, conclui.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

42 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago