Essa é uma dúvida recorrente para muitos empreendedores: como receber dinheiro estrangeiro.
E isso ocorre cada vez mais por conta do aumento dos serviços prestados remotamente, principalmente nesse novo formato a partir de 2020.
E ainda, podemos citar as pessoas que moram fora do país e precisam enviar dinheiro para a família.
Portanto, o objetivo desse artigo é fornecer informações úteis que esclareçam essas e outras dúvidas, dentro desse tema, inclusive citando as maneiras mais usadas para receber dinheiro do exterior.
O Banco Central estipulou o teto de até dez mil reais (R$ 10.000,00) para que se possa receber dinheiro sem grandes burocracias.
Para valores superiores, as regras mudam e será exigida a declaração de imposto de renda.
Além disso, vale lembrar que Pessoa Jurídica tem vantagem sobre a pessoa física. Isso não significa que uma pessoa física não possa receber dinheiro do exterior, direto em sua conta bancária.
No entanto, é obrigatório declarar imposto de renda.
Já uma Pessoa Jurídica, precisa apenas fazer um trâmite de faturamento bem parecido com o que faria para um cliente nacional.
Recomenda-se a abertura da empresa com enquadramento no Simples Nacional, para poder faturar ao exterior.
Existem várias formas. Contudo, é importante saber é se existe aprovação do Banco Central e não esquecer o aspecto segurança na transação.
Trata-se de uma plataforma para transferência internacional reconhecida e que existe desde 2016, no Brasil.
Com ela é possível receber dinheiro do exterior, seja euro, dólar americano, libra, dólar canadense, dólar australiano, francos suíços e iene japonês.
Primeiro passo é fazer um cadastro, informar os dados para transferência. Em seguida virão as instruções de pagamento, que podem variar dependendo do país de origem.
Depois disso, o cadastrado envia as informações para o pagador, que fará a remessa já considerando todas as taxas. O dinheiro será recebido diretamente na conta bancária.
Essa é uma plataforma para transferências e pagamentos internacionais, onde você pode escolher receber na sua conta bancária ou retirar em uma das agências MoneyGram.
Vale ressaltar que quem escolhe como será feito a cobrança das taxas é a pessoa que está enviando o dinheiro (remetente), no momento de realizar a transferência.
Isso pode influenciar no valor final que o beneficiário receber.
Quando receber o dinheiro, você vai precisar preencher um formulário com o número de referência dado pelo seu remetente e apresentar o seu documento de identidade.
Western Union é uma empresa de serviços financeiros que permite enviar dinheiro entre vários países e já opera no Brasil desde 1997.
E para receber dinheiro estrangeiro através dessa empresa, será necessário comparecer a uma agência da WU com o código da transferência e os documentos pessoais.
E ainda, é possível receber direto na conta bancária.
As tarifas e taxas são cobradas ao remetente da remessa e irão variar conforme o método de retirada (depósito em conta ou retirada na loja), valor enviado e país de origem.
O remetente pode acessar o site da Western Union de seu país e realizar uma simulação das taxas e tarifas utilizadas.
É bom lembrar que existe taxa de envio e margem de conversão sobre o câmbio comercial.
Os Correios possuem um serviço para transferência internacional chamado Vale Postal Eletrônico, que possibilita o recebimento de dinheiro no Brasil.
Para isso, o remetente deverá ir pessoalmente a uma instituição postal conveniada no exterior.
Quando o dinheiro estiver disponível para saque no Brasil, o beneficiário receberá uma carta (no endereço que foi entregue no exterior) informando em que agência dos Correios deverá fazer o saque.
Os Correios não cobram tarifa ao beneficiário – os custos são pagos pelo remetente e variam com o país de origem.
Geralmente, o remetente deverá fazer conta com uma taxa de câmbio turismo, assim como uma tarifa pelo serviço.
Diversas instituições financeiras como o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Santander, oferecem o serviço de recebimento de valores do exterior através de uma transferência bancária.
Primeiro, é importante saber que é necessário ter uma conta corrente no Brasil para recebimentos de outro país.
Na maioria dos bancos, é necessário entrar em contato para liberar a opção no Internet Banking para você realizar o recebimento sem sair de casa.
Receber dinheiro do exterior via bancos costuma ser mais caro e mais demorado.
Além disso, as tarifas são mais altas.
Fonte: Facilite
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…