Uma empresa conta com várias categorias de obrigações, elas podem ser fiscais, tributárias e contábeis. Conhecer as principais obrigações dessas três categorias é fundamental para manter uma empresa funcionando.
Saber quais são as principais obrigações que um empreendimento deve cumprir é algo fundamental para contador e gestores de uma empresa, algumas obrigações podem mudar de acordo com o regime tributário.
No artigo de hoje apresentaremos as principais obrigações fiscais, tributárias e contábeis de uma empresa.
Se informe!
As obrigações fiscais têm com finalidade manter as empresas regulares com o fisco, mostraremos algumas das principais obrigações fiscais, veja:
Todas as empresas devem realizar a emissão de notas fiscais, seja uma empresa que vende mercadorias ou prestadora de serviços.
Outra principal obrigação fiscal das empresas é o pagamento de tributos, a forma de recolhimento pode mudar de acordo com o regime tributário da empresa, portanto, se atente a isso.
As empresas do Simples Nacional podem aproveitar uma menor burocracia do que outros regimes tributários, afinal, os impostos são recolhidos através de uma guia única.
As obrigações tributárias estão diretamente ligadas ao setor fiscal, os dois setores trabalham cooperando para cumprir suas determinadas obrigações. É como se fosse um vínculo do credor e do devedor para o pagamento dos tributos.
Conheça abaixo as principais obrigações tributárias:
As obrigações da contabilidade são todas ligadas às obrigações fiscais, os profissionais contábeis devem analisar as informações fiscais para elaborar seus demonstrativos e outras obrigações.
Veja abaixo as principais obrigações contábeis:
As obrigações da contabilidade de uma empresa se iniciam antes mesmo dela abrir as portas, obrigações como escolha do regime tributário, alvará de funcionamento e abertura de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa jurídica) são partes da formalização de uma empresa
Outra principal obrigação contábil de uma empresa é a elaboração de demonstrativos contábeis, como o balanço patrimonial ou a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).
Com esses demonstrativos é possível conferir a real situação de uma empresa e elaborar um planejamento estratégico para manter a saúde financeira do negócio.
As obrigações fiscais, tributárias e contábeis fazem parte da rotina das empresas, elas devem ser cumpridas com atenção e jamais podem ser negligenciadas. Afinal, a saúde financeira do empreendimento deve ser mantida.
Portanto, sempre mantenha em dia todas as categorias de obrigação da sua empresa.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…