Departamento Pessoal e Recursos Humanos possuem responsabilidades distintas.
Por isso na matéria de hoje vamos explicar o que é Departamento Pessoal e quais são as principais tarefas executadas por este setor, continue conosco e fique por dentro do assunto.
O departamento pessoal visa executar e analisar assuntos burocráticos que estão relacionados aos colaboradores.
Já no Recursos Humanos ele atua mediante a capacidade e habilidade dos funcionários.
Podemos observar que o DP trata-se do setor através do qual a empresa exerce funções relevantes para o funcionamento operacional das atividades.
É fundamental conhecer a legislação brasileira trabalhista, isso para garantir seus direitos e obrigações.
Planejamento
Como já mencionamos acima as atividades executadas pelo Departamento Pessoal e pelo RH são semelhante porém têm funções distintas, por isso é necessário que façam um planejamento em conjunto para otimizar a gestão da empresa sem que haja possíveis divergências.
Legislação do trabalhador
O DP deve acompanhar todas as eventuais modificações e também conhecer especificamente as leis trabalhistas, em destaque aquelas que são regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho.
Isso tudo com o intuito de se manter atualizado e aplicar as normas corretamente.
Vale ressaltar que o DP também pode atuar como representante legal e oficial em nome do empregador em casos perante a justiça do trabalho, independente se for movidas por funcionários atuais ou que já se desligaram da empresa há certo tempo.
Registo contratual
O processo de contratação de um empregado resulta em várias atividades, como: o registro da atividade na carteira de trabalho, além da confecção e liberação do crachá que será utilizado no relógio de ponto.
O processo inicial de admissão é necessário que seja realizado pelo DP.
Folha de pagamento
O DP também é responsável em realizar os cálculos referentes a salários mensais e demais benefícios concedidos pela empresa, como plano de saúde, vale-alimentação e transporte.
É importante manter o controle dessas atividades para evitar prejuízos ao empregador, quanto para garantir o pagamento correto.
Férias
Este é o período mais almejado pelo empregado e esta liberação das férias requer um planejamento, com o objetivo de atender às expectativas da empresa e do trabalhador.
Controle de horários
É comum que na maioria das empresas tenha pontos para que o funcionário cumpra rigorosamente todos os dias, no início e fim de expediente e cabe ao departamento pessoal averiguar a frequência de cada funcionário no trabalho.
Demissão ou desligamento
Quando o funcionário é desligado da empresa, cabe ao departamento pessoal organizar toda a papelada para concluir o processo, com a intenção de assegurar que as leis trabalhistas sejam cumpridas.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laís Oliveira