O WhatsApp lançou no Brasil um aplicativo muito interessante para empresas chamado “WhatsApp Business”, que foi desenvolvido para facilitar o contato com os clientes. Essa ferramenta oferece muitos recursos que podem melhorar a interação com os consumidores. Com ela, é possível determinar um horário comercial para contato, programar mensagens automáticas, em caso de ausência, e mensagens rápidas, além das funções tradicionais.
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, principalmente devido a sua interatividade, sendo possível o envio de fotos, mensagens, vídeos, áudios e até mesmo realizar ligações. De acordo com a pesquisa Digital 2022, o número de usuários do WhatsApp ativos é de 165 milhões no Brasil. Por isso, é muito importante que a sua empresa aproveite esse recurso tão usado pelos brasileiros.
Veja as principais vantagens de usar o WhatsApp Business na sua micro-empresa:
Uma funcionalidade muito interessante nessa ferramenta é a possibilidade de criar um perfil empresarial, fazendo assim a separação da sua empresa com sua conta privada. Nesse perfil, é possível incluir várias informações, como descrição da empresa, e-mail, endereço físico, site e outras redes sociais. Todas essas informações ficam disponíveis em um único lugar, tornando a vida do cliente mais fácil.
A função de vitrine virtual é muito boa para empresas que trabalham com vendas de produtos, pois com ela é possível criar um catálogo virtual, com dados e descrições dos produtos oferecidos, além de poder incluir fotos e preços. Essas informações podem aumentar a escala de vendas, pois o cliente já terá uma gama de informações sobre os produtos.
O WhatsApp Business pode oferecer uma série de dados que, após filtrados e analisados corretamente, fornecem informações relevantes sobre o desempenho do negócio. Dados como mensagens recebidas, enviadas, lidas e entregues, entre outros, podem ajudar a criar planos para melhorar também a lucratividade da empresa.
O acompanhamento dos dados de engajamento do WhatsApp também pode auxiliar a criar campanhas de marketing mais direcionadas.
Essa é uma funcionalidade que pode ser usada para separar os clientes em diferentes categorias, para ajudar na comunicação e já saber antes mesmo de ver a mensagem em qual categoria esse cliente está, podendo planejar sua estratégia de comunicação com antecedência.
A segmentação e etiquetação é muito útil para empresas que têm um número elevado de clientes e precisam realizar um controle mais específico.
Esse recurso é muito importante, pois nem sempre podemos responder prontamente um cliente que entra em contato via WhatsApp, e esse tempo de resposta pode significar em muitos casos a perda de uma venda. Por isso, o recurso de mensagens rápidas irá realizar esse primeiro contato com o cliente, muitas vezes tirando suas dúvidas mais recorrentes.
É possível criar atalhos específicos, através de perguntas realizadas, e, a partir de uma “tag”, as respostas pré-programadas são enviadas, evitando a necessidade de escrever longos textos e promovendo uma comunicação mais ágil com o cliente. As mensagens automáticas podem ser utilizadas para tirar dúvidas dos clientes, como, por exemplo, quais cartões de crédito são aceitos, tempo de entrega ou informações sobre os produtos.
O Whatsapp Business é uma plataforma gratuita. No entanto, lembre-se que muitos serviços de administração, logística, relacionamento com o cliente e marketing são pagos, tornando-se investimentos no negócio. Para obter uma quantia inicial de capital, é possível realizar um empréstimo financeiro ou até mesmo aplicar em fundo de investimento, carta de crédito, título público ou privado, entre outros.
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