Apesar da ascensão de uma diversidade de meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente como, cartão de débito e crédito, links de pagamento, QR Code, pagamento por aplicativo de smartphone, Internet Banking, entre outros, o boleto bancário continua sendo um dos formatos mais adotados, tanto pelos consumidores quanto pelas empresas.
Observe as principais vantagens que este documento oferece.
1 – Agilidade na cobrança
É extremamente importante que as micro e pequenas empresas saibam como gerar um boleto bancário, visando estarem aptas o cobrarem dos clientes com maior eficiência e agilidade.
Sendo assim, ao invés de visitar um cliente pessoalmente para cobrar por determinado produto ou serviço, basta transmitir um documento virtual pelo e-mail ou impresso via correspondência.
2 – Redução dos custos operacionais
Outro benefício do boleto bancário para as empresas está na redução das despesas operacionais provenientes de pagamentos, por exemplo, para cada boleto gerado, é preciso pagar uma taxa que pode variar entre R$ 1,50 a R$ 10,00, de acordo com o mercado de serviços financeiros de 2020.
Portanto, se considerar os custos com a taxa de aquisição, aluguel de máquina de cartão e demais tarifas cobradas pela antecipação de recebíveis, pagamentos efetuados mediante cartão de crédito podem sair bem mais caros para uma empresa.
De qualquer maneira é importante oferecer mais de um formato de pagamento ao consumidor, ainda que o boleto bancário seja o modelo mais adotado e econômico.
3 – Recebimento rápido
Boa parte dos empreendedores preferem receber pagamentos via boleto devido à rapidez atribuída ao recebimento do dinheiro proveniente das vendas.
Em contrapartida, pagamentos relacionados ao cartão de crédito podem demorar mais de 30 dias para serem depositados na conta da empresa, enquanto o boleto é compensado em até três dias úteis.
4 – Possibilidade de promover descontos
Graças à redução dos gastos e o recebimento ágil dos pagamentos realizados via boleto bancário, as empresas têm a possibilidade de oferecer descontos direcionados aos clientes que optarem por este formato de pagamento.
Sendo assim, este modelo também pode ser entendido como uma estratégia de vendas que permite que os dois lados saiam ganhando.
5 – Diversidade nos modelos de pagamento
Hoje, oferecer várias meios de pagamento aos clientes é um diferencial relevante para qualquer empreendimento e bem apreciado pelos consumidores, pois, quanto maior for o número de opções propostas, melhor será para o comprador no momento de escolher por aquela alternativa que se mostrar mais atrativa para a sua condição.
6 – Cálculo simples em caso de atraso
Caso o consumidor atrase o pagamento do boleto, o emissor poderá realizar o cálculos dos juros e multas facilmente.
Vale ressaltar que, desde a criação da Plataforma de Cobrança da Febraban, os clientes não são mais obrigados a se direcionarem até a agência do banco emissor para efetuar o pagamento do boleto vencido, basta recorrer às mesmas formas de pagamento que continuam válidas mesmo após o vencimento do documento.
Neste caso, a única diferença é que o cálculo dos juros e multas será feito automaticamente no ato do pagamento, independentemente do canal escolhido.
7 – Controle de recebimento
Os boletos também auxiliam no controle das quantias recebidas pelas empresas, permitindo que acompanhem de perto, cada documento emitido, vencido ou quitado mediante sistemas digitais.
No caso das vendas realizadas no modelo de receita recorrente, alguns sistemas possibilitam a automatização do envio de notas fiscais e boletos de cobrança, atividade que facilita muito a rotina da empresa.
Também há a possibilidade de integrar os boletos às contas a receber, promovendo maior eficácia ao controle financeiro do negócio.
8 – Possibilidade de protesto
Caso algum boleto proveniente a produtos que já foram entregues ou serviços já prestados, mas que, não foram devidamente pagos, a empresa está apta a recorrer ao protesto como uma última alternativa na tentativa de recuperar o dinheiro.
Isso quer dizer que o título (consumidor) pode ser protestado em cartório, de maneira que, o devedor terá o prazo máximo de três dias úteis para regularizar a dívida, do contrário, correrá o risco de ter o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.
9 – Segurança para a empresa e o cliente
Por último, o boleto bancário é um dos meios de pagamento mais seguros, tanto para as empresas quanto para os clientes, pois, diante da obrigatoriedade dos boletos registrados, o risco de fraude reduziu drasticamente, bem como as inconsistências como duplicidades, por exemplo.
Por Laura Alvarenga