Chamadas

Conheça cinco adicionais que podem ser pago aos trabalhadores

Os trabalhadores muitas vezes desconhecem seus direitos e as obrigações do seu empregador. Existem cinco adicionais que o empregado tem direito e precisa saber.

O funcionário vai ter direito a um adicional quando ficar exposto a agentes nocivos, por exemplo. Nesse texto você vai conhecer os outros adicionais que têm direito.

O que é um adicional?

De acordo com a lei, os trabalhadores que realizarem atividades em condições atípicas podem ter um adicional ao seu salário.

O adicional é na verdade, um dinheiro a mais que o empregado vai receber junto ao salário por ter realizado atividades em situações adversas.

Nos casos em que o trabalhador deixe de exercer atividades adversas, ele não receberá mais o adicional, sendo o valor suspenso.

Cinco adicionais que o trabalhador pode ter direito

Veja em quais momentos o trabalhador terá direito a um adicional:

Hora Extra

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o trabalhador que ultrapassar o horário normal de sua jornada, terá direito a um crescimento de ao menos 50%. Não havendo um acordo por escrito, norma coletiva ou imperiosa, o funcionário não será obrigado a ultrapassar o período de sua jornada. O valor das horas extras integra o aviso prévio indenizado e também são devidos os reflexos do DSR (descanso semanal remunerado) sobre o adicional.

Adicional Noturno

Terá direito ao adicional noturno, o empregado que exerce suas atividades laborais no horário entre 22 horas de um dia até às 5 horas do outro dia. Desta forma, ele possui direito ao adicional noturno que é um acréscimo de 20% que tem como base a hora diurna para o trabalhador urbano, por ficção legal, a hora noturna é menor que a diurna, sendo computada a cada 52 minutos e 30 segundos.

Adicional de Transferência

O empregador poderá transferir o seu funcionário para localidade diversa da constante do contrato de trabalho, mas neste caso estará obrigado a pagar um adicional de 25% do salário que será recebido pelo prazo que durar essa situação, no entanto, se a transferência for definitiva, o adicional não precisará ser pago.

A lei só considera a transferência de local de trabalho aquela que implique a mudança necessária de domicílio do empregado.

Adicional de Insalubridade

Neste caso, o adicional será pago quando o trabalhador ficar exposto em ambiente insalubre, como locais onde existem baixas ou altas temperaturas, riscos de doenças causadas pela exposição a produtos químicos, riscos biológicos, ruídos, etc.

O Ministério do Trabalho através de um perito vai determinar se o empregado está exposto a risco médio ou alto. Existe uma variação nos percentuais desse adicional (10%, 20% e 40%). O pagamento incide apenas sobre salário mínimo ou sobre o piso salarial da categoria.

Adicional de Periculosidade

Quando o trabalhador exerce uma função que irá colocar sua vida em risco como radioatividade, produtos inflamáveis, alta tensão, etc., terá direito a um adicional que irá incidir sobre o salário base, sendo uma porcentagem de 30% sobre o salário base.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago