Se segmentação de mercado contábil é um assunto que lhe parece familiar. Agora, para o contador ver o quanto o tema é importante, a contabilidade de nicho foi apontada como uma das principais tendências para o setor contábil – mais um motivo para você começar a pensar já em como aplicar esse diferencial no seu escritório!
Roberto Dias Duarte, especialista em empreendedorismo, inovação e gestão que indicou a segmentação de mercado contábil como megatendência, vê a contabilidade de nichocomo atuação “inevitável” dentro do setor. Para ele, escritórios generalistas – ou seja, que ainda não atuam em um segmento específico, o que corresponde a 90% das empresas contábeis brasileiras hoje, segundo o especialista – são mais fáceis de serem “derrubados”. No entanto, ao estabelecer um nicho de atuação, o escritório pode se tornar imbatível para qualquer tipo de concorrente, por mais forte que seja.
Anderson Hernandes compartilha da mesma opinião no seu blog: “São tantas as possibilidades de atuação para uma empresa contábil que, se não houver segmentação de mercado, dificilmente ela será bem sucedida”.
A ideia de segmentação parte do princípio de que é impossível lançar um produto ou serviço que seja do interesse de todo mundo. Mas é possível dividir os consumidores em grupos de pessoas com características similares para facilitar o desenvolvimento de estratégias competitivas e assertivas por parte das empresas.
Isso resulta ao negócio melhor desempenho e posicionamento no mercado, sem falar na excelência do atendimento, que cresce bastante. Confira abaixo as principais vantagens da segmentação de mercado contábil:
Seu escritório contábil pode descobrir nichos específicos que ainda possuem pouca ou nenhuma oferta de serviço especializado, oportunidades da contabilidade de nicho que você pode explorar e obter resultados extremamente lucrativos com o pioneirismo. O nicho contábil emergente de comércio eletrônico e startups, por exemplo, ainda possui pouca concorrência e pode ser uma ótima oportunidade.
No chamado “velho marketing” as empresas davam tiros para todos os lados e possuíam ações um tanto invasivas e agressivas para se comunicar e chamar a atenção dos clientes. Hoje essa técnica já não é mais tão eficiente e os melhores prestadores de serviço se destacam quando oferecem um atendimento personalizado, e isso só é possível quando você conhece bem o segmento do seu público.
Apostar na segmentação de mercado contábil fará com que sua empresa de contabilidade conheça mais a fundo as necessidades e os desejos dos clientes. Além disso, permite estar sempre informada sobre as tendências do setor, o que proporciona oferecer um atendimento mais personalizado e posicionar o contador como um verdadeiro consultor de negócios daMPE.
Os segmentos são escolhidos na medida em que a empresa os entende como favoráveis e compatíveis com seu objetivo no mercado. Por isso, na hora de aderir à segmentação de mercado contábil, deve-se sempre levar em conta aspectos como diferenciais que o segmento valoriza, enfoque do atendimento e assuntos que o escritório precisa dominar antes de escolher seu rumo na contabilidade de nicho. Entre os principais tipos de segmentação de mercado contábil estão:
Achou tudo muito interessante até aqui, mas não sabe ainda como escolher o melhor caminho para seu escritório na contabilidade de nicho? Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a compreender melhor a situação do seu negócio – bem como dos serviços oferecidos por ele – e do mercado onde está inserido. Entre elas estão a Matriz BCG e a Análise Swot:
Matriz BCG | Favorece a compreensão da situação dos serviços oferecidos pelo seu escritório contábil no atual mercado de forma ampla, permitindo identificar os que geram mais receita com menor investimento de tempo e dinheiro, por exemplo. | |
Análise Swot | Ajuda a descobrir os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças do mercado no qual está inserida. |
Utilizando recursos como esses vai ficar mais fácil obter um raio X das suas operações e, com isso, saber o tipo de segmentação de mercado contábil mais adequado para a sua empresa de contabilidade.
Mas antes de você adotar a contabilidade de nicho, não custa lembrar que, quando se segmenta, acaba-se limitando a entrada de novos clientes. Isso, portanto, deverá ser compensado com ações de captação de empresas de segmento escolhido e oinvestimento em uma solução de integração contábil que ajude a gerenciar todos os clientes de forma escalável.
Ao limitar a entrada de novos clientes a fim de criar a solução ideal para um segmento específico, as MPEs dificilmente irão reclamar do valor de honorários praticado pelo escritório, já que suas necessidades estarão sendo atendidas sob medida. Dessa forma, a empresa contábil pode oferecer serviços de alto valor percebido pelo cliente a valores justos e lucrativos, sem precisar competir por preço.
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