Há uns dias, estava conversando com um chefe de um departamento pessoal e percebi algo que me despertou muita preocupação. O gestor não sabia bem o que providenciar em seu setor para atender as exigências do eSocial. Só isso, por si só, já me gerou um espanto. O mais preocupante é ele afirmar: “o eSocial não sai em 2018″.
Você também acha que ainda há muito tempo para se adaptar a sua empresa ao eSocial? Então, leia esse artigo e entenda mais da importância de estar por dentro de todas as novidades dessa obrigação.
O eSocial é um projeto do Governo Federal e um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional.
Então, não confie na sorte! Se você tem esse mesmo pensamento, cuidado! O eSocial já passou por diversas mudanças e adiamentos em relação a sua implantação.
Responsável por causar muita dor de cabeça, ele é um projeto do Governo Federal, que também envolve a Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e a Caixa Econômica Federal.
Não se engane! O projeto está em processo de ajustes finais para então ser implantado em janeiro de 2018. E se você ainda tem dúvida do que representa esse projeto em nossas rotinas na empresa, não se preocupe, pois você vai saber agora.
Sabe aquelas informações que você presta hoje na GFIP, CAGED, RAIS, DIRF etc? Esqueça tudo isso. Essas obrigações são extremamente resumidas quando se fala em informação e exigem de um modo geral, dados bem semelhantes.
Ele vai muito além. Primeiro, você vai utilizar apenas o eSocial para prestas todas as informações exigidas por todas essas obrigações que você conhece hoje. Mas essa não é a parte mais importante.
Ele vai exigir detalhes da folha, afastamentos, aviso prévio, segurança do trabalho, tabelas de cargos, horários, lotações, rubricas, etc. Ufa! É muita coisa, por isso você precisa estar preparado para não ser pego de surpresa.
Bem, falando em não ser pego de surpresa, você já viu as adequações realizadas para o eSocial, liberadas nossas soluções? Se não, temos aqui um breve resumo.
Aqui foram apenas algumas das inovações do sistema. Atualize-se, não deixe para depois, veja como funciona cada uma dessas novidades e comece desde já a se adaptar às mudanças.
Via Fortes
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…