Para suprir a carência de garantias, uma das maiores dificuldades ao acesso das micro e pequenas empresas ao crédito, o Sebrae instituiu o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE, se dispondo a ser avalista em operações contratadas pelas Micro e Pequenas Empresas.
Não funciona como seguro de crédito. Sua finalidade está restrita ao complemento às garantias exigidas pelas instituições financeiras, não substituindo, portanto, a necessidade de outras.
Sua contratação, não exime a empresa das responsabilidades de pagamento do empréstimo ou providências adotadas pelo agente financeiro para a recuperação do crédito. Também não implica no aceite do banco provedor do financiamento ao fundo.
O FAMPE garante até 80% do financiamento nas modalidades: aquisição de equipamentos, instalações, veículos utilitários e obras civis necessárias à implantação, modernização, ampliação ou relocalização da empresa, inclusive o capital de giro associado.
Os valores máximos da garantia são de 150 mil reais, para capital de giro puro; 60 mil reais, para exportação (fase pré-embarque); 300 mil reais, para desenvolvimento tecnológico e inovação. Via SEBRAE
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…